Banca de DEFESA: DENISE GLÓRIA GAIOTTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE GLÓRIA GAIOTTE
DATA : 05/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Salão Verde do Instituto de Veterinária da UFRRJ
TÍTULO:

Perfil metabólico de éguas da raça mangalarga marchador no periparto e de potros recém-nascidos


PALAVRAS-CHAVES:

égua, gestação, perfil metabólico


PÁGINAS: 104
RESUMO:

GAIOTTE, Denise Glória. Perfil metabólico de éguas da raça mangalarga marchador no periparto e de potros recém-nascidos. 2018. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária). Instituto de Veterinária, Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.

 A gestação na espécie equina tem sido estudada em diversos aspectos relacionados à fisiologia, endocrinologia e neurobiologia com o objetivo de melhor estabelecer os mecanismos e atividades biológicas relacionadas a esta fase. Entretanto, há poucos estudos acerca das alterações hematológicas e bioquímicas em éguas parturientes e em potros recém-nascidos. O hemograma é composto pela avaliação das séries vermelha e branca. A bioquímica sérica que reflete a situação metabólica dos tecidos animais, é importante nas avaliações das funções e/ou lesões renal, hepática e muscular. Na gestação ocorrem adaptações fisiológicas como aumento do volume sanguíneo, expansão uterina e aumento da demanda metabólica (energia, proteínas e demais nutrientes). Portanto, é indispensável o conhecimento das alterações nos constituintes séricos em éguas gestantes e no periparto visando a correta avaliação dos exames realizados nesse período. Com este propósito serão estudados diversos parâmetros metabólicos em éguas na fase final de gestação, ao parto e no pós-parto imediato, bem como dos potros recém-nascidos, visando a oferecer subsídios ao manejo nutricional e ao diagnóstico de enfermidades comuns neste período.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Interno - 387400 - RITA DE CASSIA CAMPBELL MACHADO BOTTEON
Externo ao Programa - 386994 - CARLOS HENRIQUE MACHADO
Externo à Instituição - PAULO CESAR AMARAL RIBEIRO DA SILVA - UFF
Notícia cadastrada em: 01/06/2018 21:26
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1