Banca de DEFESA: GABRIEL LIMP FLORENTINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL LIMP FLORENTINO DA SILVA
DATA : 15/03/2023
HORA: 13:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

Seguindo o Caminho das Pedras Molhadas: Como a Ordem de Rios das Bacias Hidrográficas do Leste do Brasil se Relacionam à Distribuição de Espécies de Cycloramphus (Anura: Cycloramphidae)?


PALAVRAS-CHAVES:

Cycloramphidae, Ordem de rios, Biogeografia


PÁGINAS: 65
RESUMO:

As primeiras classificações de rios por suas ordens surgiram como tentativa de agrupar os rios de tamanho, profundidade e fluxo de água parecidos, de forma sistemática. Dentre diversas metodologias desenvolvidas, destaca-se a de Strahler, 1957, amplamente utilizada em estudos voltados para questões hidrológicas, e também em estudos da biodiversidade. Através da representação cartográfica da distribuição das espécies de Cycloramphus (Anura: Cycloramphidae) para espécies que se reproduzem em riachos, este estudo correlaciona a ocorrência destas com a ordenação de rios pelo sistema Strahler, 1957 nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Avalia-se também as ocorrências geograficamente distantes e isoladas em ilhas de populações de mesma espécie. Os pontos geográficos foram coletados através da plataforma SpeciesLink, de artigos publicados e de espécimes depositados no Laboratório de História Natural, Anatomia Comparada e Sistemática de Anfíbios da UFRRJ. São 560 registros de doze espécies distribuídas em 87 pontos. Com a representação dos rios, os registros evidenciam populações interconectadas através da rede de drenagem. A ocorrência de populações insulares e outras que não se conectam no padrão hidrogeográfico atual, são explicadas através das alterações ambientais históricas, entre elas e principalmente, alteração do nível médio marinho. A cartografia resultante desta investigação pode ainda servir como um modelo para predição da ocorrência deste grupo de cicloramfídeos em áreas ainda não amostradas, uma vez que, rios ainda não amostrados, em uma mesma bacia hidrográfica, tem grandes chances de abrigar populações destas espécies. Discute-se ainda problemas ligados a conservação dos ambientes que são específicos para a ocorrência do grupo, que são rochas molhadas em rios com formação de cachoeiras, inícios de rios ou rios intermitentes, e a vegetação ciliar destes ambientes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BIANCA DE FREITAS TERRA - UVA-CE
Interno - 2289640 - HELIO RICARDO DA SILVA
Externa à Instituição - ILANA FICHBERG - UNIFESP
Interno - 1014771 - LEANDRO LOURENCO DUMAS
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 11:20
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1