Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MEDEIROS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA MEDEIROS DO NASCIMENTO
DATA : 26/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

ESTUDO MORFOLÓGICO COMPARATIVO DOS PLEXOS BRAQUIAIS DE MICO-LEÃO-DOURADO (Leontopithecus rosalia, Linnaeus 1766), MICO-LEÃO-DA-CARA-DOURADA (Leontopithecus chrysomelas, Kuhl 1820) E MICO-LEÃO-PRETO (Leontopithecus chrysopygus, Mikan 1823)


PALAVRAS-CHAVES:

Calitriquídeos, membros torácicos, inervação


PÁGINAS: 67
RESUMO:

A morfologia dos plexos braquiais está intimamente relacionada não somente a movimentação dos membros torácicos como também a locomoção dos seres vivos que o possuem. Seu estudo comparado fornece informações que permitem compreender como indivíduos de diferentes espécies podem interagir dentro de seu grupo ou com o meio em que vivem (natural ou cativeiro). O objetivo desta pesquisa foi descrever e comparar as origens e distribuições antiméricas dos nervos do plexo braquial em três grupos de espécies de micos-leões do gênero Leontopithecus, bem como os músculos inervados e esqueletopia das intumescências cervicais. Foram utilizados 32 espécimes machos de micos leões do gênero Leontopithecus (L. rosalia, L. chrysomelas e L. chrysopygus) do sexo masculino, oriundos do Serviço de Criação de Primatas Não-Humanos do Centro de Primatologia com diferentes históricos de mortes e doados ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Morfologia de Animais Domésticos e Selvagens (LEPMADS) do Departamento de Anatomia Animal e Humana da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os espécimes foram fixados com perfusão de solução de formaldeído a 10%. As informações encontradas foram representadas através de frequências absoluta e percentual simples. Os ramos ventrais são compostos por três troncos nervosos e dois fascículos: troncos cranial, médio e caudal; fascículos dorsal e ventral. Os plexos braquiais direito e esquerdo foram derivados dos ramos espinhais ventrais C5, C6, C7, C8 e T1 com diferentes frequências em seus arranjos nos três grupos estudados. L. rosalia, em L.chrysomelas e L. chrysopygus apresentaram os arranjos em ambos os antímeros: C5, C5-C6, C5-C6-C7, C6-C7, C6-C7-C8-T1, C7-C8-T1 e C8-T1, contribuindo para a formação dos nervos supraescapular, subescapular, radial, axilar, mediano, ulnar, musculocutâneo, peitoral cranial, peitoral caudal, torácico lateral, torácico longo, tóracodorsal, tensor da fáscia do antebraço, cutâneo medial do antebraço, cutâneo medial do braço e subclávio. Os músculos inervados pelos segmentos dos nervos a partir dos troncos do plexo braquial foram, respectivamente: mm. supraespinhoso e infraespinhoso; mm. redondo maior e subscapular; mm. tríceps braquial, tensor da fáscia do antebraço, braquiorradial, extensores (carpo, digital e índice); mm. redondo menor e deltoide, mm. flexores do antebraço, pronador, palmar; flexores do carpo, do polegar e digitais; mm. flexores do carpo; mm. coracobraquial, bíceps braquial e braquial; m. peitoral superficial; m. peitoral profundo; m. latíssimo dorsal; m. serrátil ventral torácico; m. latíssimo dorsal; m. tensor da fáscia do antebraço; região cutânea medial do antebraço; região cutânea medial do braço; m. subclávio.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCIDES PISSINATTI - CPRJ
Externo à Instituição - CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS SOUSA - UFAC
Presidente - 387200 - FRANCISCO GERSON ARAUJO
Interno - 2181722 - MARCELO ABIDU FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 14/09/2023 13:43
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1