PROFLET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ELIZABETH VICENTE MONTEIRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIZABETH VICENTE MONTEIRO DOS SANTOS
DATA : 30/04/2020
HORA: 10:30
LOCAL: PPG sala 04
TÍTULO:

Um clássico fora do seu quadrado: contos de Machado de Assis dos originais aos quadrinhos lidos por estudantes do Ensino Fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura literária; Formação do leitor; Machado de Assis; Contos machadianos; Quadrinhos; Ensino Fundamental. 


PÁGINAS: 326
RESUMO:

Esta pesquisa pretende contribuir, por meio da leitura e da análise dos contos de Machado de Assis, tanto em sua forma original como na transposta para os quadrinhos, para a formação do leitor literário no Ensino Fundamental. Para tanto, foi proposta uma sequência didática com os contos machadianos em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental no ano de 2019, em uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, situada no município de Belford Roxo. A sequência didática compreendeu a leitura de vários contos de Machado de Assis, estudo dos elementos da narrativa, estrutura do gênero conto e, ao final, leitura e reescrita do conto “Uns braços”. Nesta atividade os alunos deveriam modificar o foco narrativo de narrador-onisciente para narrador personagem, sob o ponto de vista de Dona Severina, mulher casada cujos braços atraíram um jovem de 15 anos chamado Inácio. Além disso, na reescrita, deveriam, para substituir os braços, escolher outra parte do corpo que, na opinião deles, mais atraem os jovens do século XXI. Também foi realizada uma atividade com o conto “O Alienista”, que consistiu na leitura e análise de quatro adaptações diferentes deste conto para os quadrinhos. Nesta atividade os alunos tiveram que analisar a forma como cada quadrinista utilizou suas habilidades e estilo próprios ao lançar mão dos recursos quadrinísticos para transpor o conto para a narrativa gráfica sequencial. Ao final da pesquisa foi verificada a pertinência ou não da utilização dos clássicos em quadrinhos como instrumento de aproximação do aluno ao texto literário, isto é, se de fato, os recursos oferecidos pelas HQs são capazes de ser um suporte viável para promover esta aproximação, e se as atividades propostas contribuíram, de fato, para sua formação como leitor literário. A ideia fundamental deste trabalho está calcada no pensamento de Antonio Candido, que entende o acesso à literatura como um direito de todos. Ademais, busca-se considerar a formação literária como um processo contínuo, subjetivo e que pode se realizar mediante a exposição dos alunos a variadas experiências literária ao longo de sua trajetória escolar. Para iluminar teoricamente essa reflexão, foram discutidos textos de Michèle Petit, Cecília Bajour, Jorge Larrosa, Teresa Colomer, Tzvetan Todorov, Júlio Cortázar, entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1966277 - MARCOS ESTEVAO GOMES PASCHE
Externa ao Programa - 2425348 - CLAUDIA BARBIERI MASSERAN
Externa à Instituição - ANA CRÉLIA PENHA DIAS - UFRJ
Notícia cadastrada em: 20/03/2020 00:42
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1