PROMPT: UM ESTUDO SOBRE OS USOS DE IMAGENS GERADAS POR IA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ensino de história; uso de imagens; inteligência artificial generativa; letramentos
A proposta de pesquisa aqui apresentada visa investigar os usos de imagens geradas por inteligência artificial no ensino de História, estudando tanto as suas potencialidades quanto os desafios de sua aplicação. A pesquisa será direcionada para alunos do ensino médio de uma escola do município de Duque de Caxias-RJ, buscando compreender como o advento dessa tecnologia pode impactar o aprendizado de história nas salas de aula. Para isso, será realizado um levantamento bibliográfico acerca das potencialidades da tecnologia em questão e, posteriormente, um estudo com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. Nesse estudo, por meio de uma sequência didática, será fomentado o letramento visual, histórico e digital, além da utilização crítica e problematizadora dessa tecnologia por parte dos discentes. Essa sequência utilizará a metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas, na qual o “problema” será criar um prompt e aprimorá-lo cada vez mais conforme o resultado obtido e as análises das imagens pela turma. Em seguida, recorrendo a questionários quantitativos e qualitativos e entrevistas semiestruturadas, levantaremos as percepções dos alunos sobre os usos de tal instrumento. Os referenciais acerca da integração da IA no ensino estão em Vicari et al. (2023), Lammatina (2023), Pscheidt (2024), Sabatini (2024), Santos (2024) e Arruda (2024) e da aplicação de metodologias ativas em Moran (2015), Bacich e Moran (2018), Leite, Borges e Szlachta Jr (2022) e Meroto et al. (2024). Por meio dessa investigação, busca-se contribuir para a literatura sobre o tema, além de propor possíveis estratégias pedagógicas e a criação de materiais didáticos que favoreçam a utilização reflexiva dessa tecnologia.