O apagamento da luta dos negros abolicionistas e do 13 de maio nos livros didáticos
Abolição. Pós-Abolição. Livros didáticos. Ensino de história. Calendário escolar.
A abolição da escravidão no Brasil, concretizada em 13 de maio de 1888, tem sido objeto de disputas políticas e sociais que moldam narrativas históricas no país. A invisibilização do protagonismo negro nesse processo reflete um apagamento histórico, no qual vozes significativas são suprimidas ou distorcidas. Essa pesquisa objetiva investigar as significações atribuídas ao 13 de maio e compreender como o apagamento dessa data nos livros didáticos afeta a formação da identidade dos jovens negros no ensino básico. Stuart Hall argumenta que as identidades são formadas em processos de representação e interação com referências culturais, históricas e sociais, diante disso, percebo que o ensino escolar e os livros didáticos tornam-se cruciais para essa formação. Este estudo se insere no campo do ensino de história do Pós-Abolição e busca analisar disputas simbólicas em torno do 13 de maio, além de propor práticas educativas que resgatem a participação negra na história. A metodologia inclui análise de livros didáticos e entrevistas qualitativas com professores e alunos do ensino básico em escolas de Paraíba do Sul, RJ. O objetivo é contribuir para uma pedagogia que fortaleça a autoestima e a identidade dos estudantes negros.