Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO LUIZ BENATE DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : FABRICIO LUIZ BENATE DE JESUS
DATE: 17/06/2025
TIME: 13:00
LOCAL: videoconferência
TITLE:

VERDADEIRO OU FALSO? O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA


KEY WORDS:

ensino de história, letramento histórico, letramento digital, fake news, negacionismo, jogo de verdadeiro ou falso


PAGES: 32
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: História
SUMMARY:

Partindo da constatação de que existe uma grande quantidade de informações falsas (fake news) e negacionismos em circulação no ambiente digital, ao qual os estudantes em idade escolar têm acesso, esta dissertação visa contribuir para a promoção do letramento histórico, desenvolvendo recursos pedagógicos que estimulem as competências críticas dos discentes. Utilizando recursos comuns à investigação histórica – o trabalho de busca, organização, crítica de informações e contextualização – e construindo um jogo com recursos digitais (formulários), busca-se incentivar o interesse pela história, recuperando o significado dessa velha palavra – investigação – e da operação que permite articular um lugar social de produção do conhecimento, um conjunto de práticas compartilhadas por aqueles que o produzem e seu resultado: um texto ou uma narrativa histórica / historiográfica. Compreende-se que o letramento histórico exige a compreensão do processo de construção do conhecimento histórico, que pode ser ensinado nas escolas, não com o objetivo de formar historiadores, mas de promover a competência da leitura crítica das notícias em circulação.


COMMITTEE MEMBERS:
Externo à Instituição - FERNANDO SEFFNER - UFRGS
Presidente - 1734363 - REBECA GONTIJO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 11:04
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1