Banca de DEFESA: RENATA DOS SANTOS ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA DOS SANTOS ALVES
DATA : 20/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Defesa remota por meio de videoconferência
TÍTULO:

Avaliações químicas, físicas e biológicas do esterco de frango desidratado visando sua utilização na agricultura orgânica.


PALAVRAS-CHAVES:

Esterco de poedeira; fertilizante orgânico, desidratação, carbonização.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

É crescente a produção e o consumo de ovos no Brasil, sendo também crescente a geração do esterco de poedeiras, que poderia ser utilizado para atender parte da crescente demanda por fertilizantes pela agricultura orgânica. Porém, estercos produzidos em sistemas convencionais somente podem ser utilizados em sistemas orgânicos após a sua compostagem. Além disso, o esterco de poedeira é um produto instável, com textura pastosa e elevada umidade, o que dificulta o seu transporte, armazenamento e aplicação. Uma alternativa de processamento que está se difundindo é a sua desidratação em tambores giratórios sendo submetido a temperaturas que variam de 150 a 350 oC. O produto final é um fertilizante estável, granulado, rico em nutrientes e isento de contaminação biológica. Outra característica é a imobilização de parte do nitrogênio (N) em estruturas de N aromático heterocíclico bioestável, que promove a disponibilização gradual desse nutriente. Deste modo, esse processo de desidratação apresenta-se como uma alternativa à compostagem visando tornar o esterco de poedeiras adequado ao uso na produção orgânica. E para isso, é necessário conhecer melhor as transformações que ocorrem durante o processo de secagem em alta temperatura e as características do fertilizante obtido, porém são escassos os trabalhos nesse sentido. O objetivo desta dissertação é realizar avaliações de várias características do esterco de frango desidratado visando reunir elementos que possam embasar a recomendação para sua utilização na agricultura orgânica. Será utilizado o esterco desidratado produzido em Santa Maria de Jetibá/ES, município maior produtor de ovos do Brasil, avaliando-se características químicas como teores totais e disponíveis de nutrientes, pH, CE, estabilidade, substâncias húmicas, contaminação com metais pesados e caracterização de grupamentos orgânicos; Características físicas como: densidade, granulometria e outras; E características biológicas como: presença de salmonela + coliformes + helmintos e a presença genes de resistência aos antibióticos. Também serão realizados experimentos de vasos visando a avaliar a capacidade de fornecimento de N em curto prazo e em médio prazo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.790.757-** - MARCO ANTONIO DE ALMEIDA LEAL - EMBRAPA
Interno - ***.960.133-** - EDNALDO DA SILVA ARAÚJO - EMBRAPA
Externo à Instituição - CAIO DE TEVES INÁCIO - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 07/08/2024 19:56
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1