Venda direta da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no espaço acadêmico
agroecologia, agricultura organica, comercialização
As aquisições da agricultura familiar para o abastecimento do Restaurante Universitário (PAA) e a Feira da Agricultura Familiar (FAF) vem sendo realizados na UFRRJ de forma intersetorial e articulada, envolvendo Pró-Reitorias de Assuntos Financeiros, Estudantis e Extensão, articuladas por meio do Programa de Extensão Universitária “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado Rio de Janeiro”. Destaca-se ainda a articulação com a Residência Agronômica, Programa no qual agrônomos em formação continuada, atuam na operacionalização de ambos os canais, auxiliando na organização, assistência técnica e extensão tecnológica com enfoque agroecológico aos agricultores participantes. O presente projeto será desenvolvido pela autora enquanto pesquisadora, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica e como observadora participante, atuando como agrônoma residente. Os objetivos do presente estudo são descrever e analisar a experiência da Chamada 01/2017 do PAA na UFRRJ (Campus Seropédica); aperfeiçoar a metodologia de registro e de análise da comercialização da FAF; analisar a FAF e o PAA enquanto canais de promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN). Será realizada pesquisa quali-quantitativa, incluindo revisão bibliográfica e documental, bem como observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Para análise de faturamento da Feira da Agricultura Familiar será usado relatório de comercialização e para o PAA, os resultados da execução da Chamada 01/2017. A SSAN será analisada a partir das seguintes dimensões: produção e oferta de frutas, legumes e verduras, incluindo plantas alimentícias não convencionais (Panc); oferta e comercialização de produtos orgânicos e da transição agroecológica; geração de renda e economia solidária; participação de mulheres e ações de integração entre os feirantes e a Universidade.