Banca de DEFESA: JOANA DUBOC BASTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANA DUBOC BASTOS
DATA : 29/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/norma-gouvea-rumjanek
TÍTULO:

Influência do sistema agrícola na concentração de compostos fenólicos das plantas medicinais: guaco (Mikania spp) e pitanga (Eugenia uniflora)


PALAVRAS-CHAVES:

fertilidade do solo, manejo agrícola, paisagem agrícola


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O uso da natureza para fins terapêuticos é tão antigo quanto a humanidade, tendo como principal elemento as plantas medicinais. Os agentes terapêuticos que essas plantas fornecem, têm objetivo de prevenir, curar e atenuar os sintomas de doenças com baixo custo quando comparados aos medicamentos obtidos por meio de reações químicas. A produção e comercialização de plantas medicinais e seus derivados vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil, devido ao seu amplo patrimônio genético e biocultural. Os agentes terapêuticos são oriundos do metabolismo secundário das espécies vegetais, o que nem sempre está correlacionado com as condições ideais ao pleno desenvolvimento e produtividade da cultura. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo associar os conhecimentos, no âmbito do sistema de manejo da paisagem agrícola, com os fatores que influenciam na síntese fenólicos totais, para avançar no desenho de agroecossistemas capazes de produzir matéria prima com altos níveis do agente terapêutico. A pesquisa foi conduzida de forma participativa com agricultores de Seropédica / RJ. Foram selecionadas 23 unidades de produção que contenham guaco (Mikania spp) e/ou pitanga (Eugenia uniflora) sob diferentes condições de manejo, totalizando 11 e 12 amostras de cada espécie, respectivamente. Realizou-se aplicação de entrevistas semiestruturadas e observação participante com a descrição do entorno e o levantamento do conhecimento sobre o cultivo de plantas medicinais, bem como suas estratégias de manejo. Esses parâmetros possibilitaram a definição dos índices de intensidade de manejo e de distúrbio ambiental.  Foram realizadas quatro coletas de folhas para a quantificação dos fenólicos totais (FT) nas 4 estações do ano e duas coletas de solo para a análise de fertilidade, uma no inverno e outra no verão. Os dados de fertilidade de solo foram analisados por meio de análise de variância. Os dados qualitativos e quantitativos foram processados através Modelos Lineares Generalizados (GLM) para identificar os fatores que influenciam significativamente no teor compostos fenólicos. O guaco produzido em áreas com maiores concentrações de cálcio, potássio e níveis de sombreamento, apresentou maior teor de FT, enquanto a maior frequência de poda, o tempo de cultivo da planta na unidade de produção e maiores concentrações de fósforo resultaram em menor teor de FT. Já para pitangueira os fatores principais que acarretaram em maiores teores de FT foram: aumento de diversificação, aumento da concentração de carbono orgânico e menores concentrações de cálcio, potássio e magnésio. Pode se concluir que os fatores atuam de forma distinta por espécie sendo determinante seu conhecimento para se pensar em recomendação de manejo, considerando-se para o guaco e a pitanga as condições de sombreamento, o nível de diversificação e as exigências nutricionais específicas para adubação.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JANAINA RIBEIRO COSTA ROUWS - EMBRAPA
Externa à Instituição - FERNANDA SAVICKI DE ALMEIDA
Presidente - 345.536.817-49 - NORMA GOUVÊA RUMJANEK - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 28/04/2020 14:34
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1