POTENCIAL TECNOLÓGICO E GASTRÔNOMICO DA PIMENTA BIQUINHO ORGÂNICA: UMA ESTRATÉGIA DE GERAÇÃO DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
agroindustrialização; Capsicum chinense; catchup.
A pimenta biquinho apresenta ampla aceitação no mercado consumidor devido ao seu sabor levemente adocicado e teor de pungência quase imperceptível. O desenvolvimento de produtos via agroindustrialização da pimenta biquinho contribui para o fortalecimento da agricultura familiar aumentando a variabilidade de produtos a serem comercializados. Nesse sentido, a proposição de obtenção de um produto tipo “catchup” e da pimenta em calda almeja uma maior inserção da pimenta no mercado gastronômico, onde anteriormente tinha sua incorporação geralmente limitada à decoração ou à sua apresentação na forma de conserva ácida. Como exemplo desse viés gastronômico podem-se citar as hamburguerias, restaurantes e bares. Os processos envolvidos na agroindustrialização desses produtos possuem alta replicabilidade e o investimento inicial necessário é mínimo, sendo garantida ainda, sua fácil adaptação, fatores relevantes, principalmente no escopo da agricultura familiar. No panorama geral, há o fortalecimento da produção agroecológica, de vínculos sociais inserindo os agricultores em nichos não explorados, atuando como fonte de geração de renda através, da agregação de valor ao produto desenvolvido. Nas etapas de desenvolvimento, a metodologia visa à obtenção do produto tipo “catchup” e da pimenta em calda com o diferencial desses possuírem os benefícios fitoquímicos da capsaicina, composto ativo das pimentas. Os métodos utilizados incluem pesquisa com consumidores em potencial, análises físicoquímicas, microbiológicas e sensoriais. Além disso, haverá a transferência da tecnologia aos agricultores, na forma de um curso formativo e também, a elaboração e disponibilização, gratuita e on-line, de uma cartilha informativa com as etapas de produção dos produtos a fim de garantir o acesso ao conteúdo produzido socializando a produção do conhecimento resultante da pesquisa, interconectando o conhecimento acadêmico gerado e seu impacto social, perfazendo ainda, uma resposta eficaz da academia à sociedade: como incentivar e valorizar os produtos orgânicos na atualidade.