Sistemas Agroflorestais e Seu Aprendizado por Meio do Ensino a Distância (EAD)
Agrofloresta, Capacitação e Qualidade Ambiental
Com a crescente necessidade humana por alimentos, fibras e combustíveis, a atividade agrícola que surgiu com o intuito de suprir tal demanda tem desencadeado inúmeros efeitos negativos ao meio ambiente e sociedade. Os sistemas agroflorestais (SAF) são capazes de criar agroecossistemas complexos menos dependentes de recursos externos a eles. Estes partem de princípios e processos desenvolvidos a partir da observação dos sistemas naturais e podem ser conduzidos de acordo com a necessidade do produtor inserindo espécies de interesse econômico tornando-os produtivos ao mesmo tempo em que fornecem input para a melhoria da qualidade ambiental. A capacitação em SAF em sua maioria ocorre presencialmente, pois requer conhecimentos práticos aplicados para o bom entendimento acerca de tal ciência. Com a pandemia de COVID-19 em março de 2020 o ensino a distância (EAD) surgiu como estratégia de retomada e continuidade de aulas presenciais em diversas áreas e tem se tornado uma alternativa para as capacitações em sistemas agroflorestais. A presente dissertação tem como objetivo avaliar a efetividade do uso de ferramentas de ensino a distância no aprendizado dos sistemas agroflorestais. O objeto de pesquisa é um programa de formação denominado mentoria em agrofloresta que consiste em um processo de capacitação continuada por seis meses que utiliza ferramentas de EAD. Para levantar os dados, será feito a descrição das metodologias aplicadas e das experiências realizadas dentro do EAD no contexto agroflorestal e definição do tamanho amostral, aplicação de questionário semiestruturado aos participantes, levantamento das características dos entrevistados e a partir dos obstáculos e desafios identificados propor soluções no EAD, bem como aferir o aprendizado dos participantes.