Banca de DEFESA: JOAQUIM MARTINS DA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAQUIM MARTINS DA ROSA
DATA : 16/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/koh-jsgu-rjx
TÍTULO:

Compostagem de Resíduos Vegetais como Prática Agroecológica e de Educação Ambiental: estudo de caso na Escola Estadual Dom José Baréa em Três Cachoeiras - RS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Agroecologia; Reciclagem; Composto Orgânico.


PÁGINAS: 21
RESUMO:

Avaliar como a prática da compostagem de resíduos vegetais possibilita ampliar a percepção sobre a importância da agroecologia e educação ambiental na formação cidadã. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa no município de Três Cachoeiras, na Região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, durante o primeiro semestre de 2024, com alunos e alunas do 4° ano da escola. A dissertação foi organizada e estruturada em etapas: sensibilização; atividades práticas; coleta de dados e sistematização e a análise das informações. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação participativa. A metodologia de pesquisa-ação é uma abordagem que visa promover a mudança social através da pesquisa e da ação prática. Ela envolve a colaboração entre pesquisadores e participantes da comunidade para identificar e resolver problemas práticos, é um tipo de pesquisa social que é conduzida em estreita colaboração com uma comunidade ou organização, com o objetivo de promover a mudança social e resolver problemas práticos. A sensibilização consiste na realização de reuniões com a direção da escola para conversar sobre a implantação das atividades, reuniões com professoras e professores por meio de apresentações de imagens e vídeos de experiências relacionadas ao tema da compostagem. As atividades práticas foram realizadas com o envolvimento dos alunos e alunas do ensino fundamental que formam o grupo de trabalho sobre compostagem. A terceira etapa da pesquisa, será realizada por meio de entrevistas com questionários semiestruturados (Apêndice A), com os alunos e alunas e as professoras que estão envolvidos. Foram entrevistados 12 estudantes 3 professoras. O tempo estimado para a realização da entrevista foi de 10 minutos e teve a gravação de áudio do conteúdo da entrevista. A etapa final da pesquisa foi a organização, sistematização e análise dos dados coletados. Durante as atividades da pesquisa foram realizadas na escola 15 encontros entre fevereiro e julho. Foram 11 oficinas sobre compostagem e cerca de 368 quilos de resíduos orgânicos gerados na escola foram reciclados e destinados a compostagem. As entrevistas comprovaram que as práticas relacionadas a compostagem na escola são uma excelente ferramenta de educação ambiental para a formação cidadã dos jovens estudantes do ensino fundamental. Como produto técnico, foi elaborada uma cartilha sobre a prática da compostagem na escola, que poderá ser utilizada como aporte no material didático das escolas do município, como forma de socialização acerca da importância da compostagem como prática de educação ambiental


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.371.857-** - JOSÉ GUILHERME MARINHO GUERRA - EMBRAPA
Interno - ***.249.667-** - RENATO LINHARES DE ASSIS - EMBRAPA
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ RODRIGUES GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 07/08/2024 17:37
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