Banca de DEFESA: GIOVANA FOGAÇA GONZAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANA FOGAÇA GONZAGA
DATA : 22/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Embrapa - Sala de reuniões - Agricultura Orgânica
TÍTULO:

Ração balanceada com batata-doce em substituição ao milho para alimentação de galinhas poedeiras em sistema orgânico de produção


PALAVRAS-CHAVES:

Ração alternativa
Gallus gallus domesticus
Ipomoea batatas
Zea mays


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O objetivo geral do trabalho foi formular ração balanceada com batata-doce em substituição ao ingrediente milho, a fim de testar a qualidade dos ovos gerados a partir desta alternativa para a alimentação de poedeiras em sistemas orgânicos. Avaliou-se também o desempenho produtivo dos animais, monitorando peso, quantidade de ovos e porcentagem de postura em ciclos de 21 dias. O experimento ocorreu ao longo de 84 dias com coletas em ciclos fazendo-se o comparativo de qualidade entre lotes que receberam ração idêntica a formulada pela maioria das indústrias, e outros lotes que receberam ração composta por farinha de batata-doce na composição energética. Os animais foram mantidos em alojamentos adequados à produção orgânica respeitando-se o bem-estar animal, com controle de ganho de peso e monitoramento da saúde em geral. Para os parâmetros produtivos testados, conversão alimentar, porcentagem de postura e massa de ovos, as aves de postura Rubro Mista em segundo ciclo de postura, quando alimentadas com farelo de batata-doce, apresentaram baixos índices produtivos quando comparados com animais alimentados com farelo de milho compondo a parte energética da ração. Para a variável ganho de peso a resposta de ambos os tratamentos não apresentaram significância estatística, evidenciando o não comprometimento da condição corporal dos animais que se alimentaram de FBD.
Ao testar a qualidade externa dos ovos de animais sob dieta com FBD para os parâmetros peso de ovos, espessura de casca e porcentagem de casca, os mesmos não apresentaram resultados inferiores aos animais alimentados com FM, evidenciando que, a maioria dos parâmetros de qualidade externa não são afetados negativamente ao substituir o FM por FBD na ração de poedeiras Rubro Mista. Já para a variável peso de casca o tratamento com farelo de milho apresentou melhores resultados.
Para os parâmetros de qualidade interna de ovos, as variáveis altura de albúmen, coloração de gema, unidade haugh, porcentagem de gema, porcentagem de albúmen, índice de gema, ph de albúmen e ph de gema, foram encontrados resultados semelhantes estatisticamente para ambos os tratamentos. Demonstrando que, para estes parâmetros internos a FBD tem resultado análogo à alimentação com FM. Entretanto, para os parâmetros altura de gema, peso de gema e diâmetro de gema, os animais submetidos ao tratamento com FM apresentaram resultados superiores.
Observando os resultados, sugere-se que, para entender melhor o desenvolvimento das aves de postura sob dieta energética alternativa, é importante realizar pesquisas por mais tempo, para avaliar o comportamento das diferentes fases de produção sob dieta com batata-doce. É importante que diversas raças sejam submetidas a tratamentos alimentares alternativos, fim de se estudar a resposta aos tratamentos sob genéticas distintas. A ração de farinha de batata-doce não pode ser recomendada utilizando-se 100% de substituição ao milho, devido a variação encontrada nos padrões de qualidade dos ovos durante a pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 750.960.133-91 - EDNALDO DA SILVA ARAÚJO - EMBRAPA
Interno - 002.232.757-60 - JOSÉ ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA - EMBRAPA
Externo à Instituição - MARCOS FÁBIO DE LIMA - IFRJ
Notícia cadastrada em: 13/02/2019 09:41
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1