Banca de QUALIFICAÇÃO: CONRADO ABRANTES E SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CONRADO ABRANTES E SOUZA
DATA : 23/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Agronomia
TÍTULO:

 

PRODUÇÃO DE SEMENTES ORGÂNICAS: SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO
ESTUDO DE CASO DO FEIJÃO DE VAGEM (Phaseolus vulgaris L.)
CULTIVAR ALESSA


PALAVRAS-CHAVES:

Produção, Sementes Orgânicas, Feijão de Vagem cv Alessa


PÁGINAS: 13
RESUMO:

Dentro da cadeia produtiva da agricultura orgânica um dos pontos mais sensíveis é a disponibilidade de sementes orgânicas com qualidade garantida e procedência formal.

Por conta da crescente demanda, as sementes orgânicas certificadas têm grande valorização no mercado de produção de orgânicos e o alto custo inviabiliza a aquisição por parte dos agricultores que se apoiam na legislação para seguirem produzindo com sementes convencionais ou materiais salvos.

No Estado do Rio de Janeiro a maioria dos agricultores orgânicos não faz uso de sementes orgânicas em suas propriedades.

O grande problema dos materiais convencionais é que não são de cultivares adaptados ao manejo orgânico e as sementes salvas pelos produtores em geral não apresentam qualidade por conta de equívocos técnicos principalmente no armazenamento.

O uso de materiais sem qualidade garantida é um dos fatores que compromete a produtividade e o sucesso dos pequenos empreendimentos agrícolas familiares.

Dentro deste cenário a produção de sementes pode ser uma alternativa rentável para produtores familiares, porém existe carência de assistência técnica no sentido de fomentar esta atividade produtiva, esclarecendo as etapas a cerca do processo de produção e formalização, seus custos e demais particulares, do processo de credenciamento e certificação.

Por conta disto o presente estudo analisará o cenário atual do mercado de produção de sementes orgânicas no Brasil e o processo de formalização da produção de sementes. Também será realizada análise da qualidade em lotes de sementes do Feijão de Vagem cultivar Alessa produzido pela PESAGRO -RIO. O objetivo é reunir elementos técnicos que servirão de base para a confecção de material informativo voltado ao agricultor visando fomentar a produção de sementes orgânicas no Estado do Rio de Janeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 387441 - HIGINO MARCOS LOPES
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO DE ARAÚJO FERNANDES - PESAGRO-RIO
Externo à Instituição - ANTONIO DE AMORIM BRANDAO - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 14/08/2019 09:06
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1