Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA ESTODUCTO PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA ESTODUCTO PINTO
DATA : 30/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/renato-linhares-de-assis-2
TÍTULO:

Metodologias participativas para transição agroecológica pós COVID-19 em ambientes de montanha de Nova Friburgo, RJ: a união da pedagogia da alternância e agricultura familiar como estratégia de sensibilização e mudanças. 


PALAVRAS-CHAVES:

Agroecologia; Educação em Solos; Educação do campo. 


PÁGINAS: 26
RESUMO:

O município de Nova Friburgo (RJ) possui como característica relevo montanhoso, solos pouco profundos e intemperizados, com clima propício à produção de hortaliças e flores. As unidades produtivas familiares empregam intensivamente tecnologias da agricultura industrial, como fertilizantes sintéticos concentrados e agrotóxicos. Imersos nesta realidade, estão presentes os Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) Flores e Rei Alberto I, com escolas que tem como estratégia de ensino-aprendizagem a Pedagogia da Alternância, adaptada à realidade das famílias rurais. O público alvo do presente trabalho serão alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), em sua maioria, filhos de produtores de flores e hortaliças da região, que recebem formação voltada para a área técnica da agricultura. Nesse contexto, o estudo se justifica a partir da demanda de uma mudança relacionada ao uso dos recursos naturais em ambientes de montanha, estabelecida a partir de novas percepções decorrentes da pandemia de COVID-19, para que haja a promoção de práticas e processos relacionados à transição agroecológica envolvendo os produtores de flores da comunidade de Vargem Alta, em Nova Friburgo (RJ) e produtores de hortaliças da comunidade do 3° distrito – Campo do Coelho, em Nova Friburgo (RJ). Serão utilizadas metodologias participativas com alunos do 9° ano das duas escolas, juntamente com seus familiares (pais e mães), para que estes participem ativamente de atividades de campo relacionadas à transição agroecológica e educação em solos. Para a construção de conhecimentos adaptados à realidade, as práticas e processos serão avaliados no contexto produtivo dos ambientes de montanha locais e educacional do CEFFA Flores e CEFFA Rei Alberto I, de forma articulada com a comunidade onde as escolas estão inseridas. Nesse contexto, investigar quais serão as principais demandas, dificuldades e potencialidades locais poderá estabelecer subsídios para ajustes no processo de transição agroecológica local e contribuir para sua maior replicabilidade. Como resultado esperado, espera-se que os estudantes e seus familiares possam gerar discursos para a participação autônoma em unidades experimentais e desenvolver novas estratégias de cultivo, baseadas em práticas sustentáveis. Além disso, ao final do trabalho, será produzido um vídeo-documentário com etapas da pesquisa, depoimentos dos envolvidos (técnicos, professores, estudantes, agricultores, funcionários da escola), como forma de socialização e divulgação das ações de práticas agroecológicas na comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 795.249.667-00 - RENATO LINHARES DE ASSIS - EMBRAPA
Externa à Instituição - ALIEAUREA FLORENTINO SILVA
Externa à Instituição - IRANILDE DE OLIVEIRA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/10/2020 07:59
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