Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARETH FERREIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARGARETH FERREIRA COSTA
DATA : 10/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/jose-guilherme-marinho-guerra
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE ESTRATÉGIAS AGROECOLÓGICAS PARA OS PLANTIOS DE TANGERINA PONCÃ NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO (RJ)


PALAVRAS-CHAVES:

Tangerina Poncã; estratégias de manejo agroecológico; construção participativa.


PÁGINAS: 21
RESUMO:

A produção e o consumo mundial de frutas cítricas, dentre as quais a tangerina, apresentaram um forte aumento na década de 1990, quando a produção de tangerinas expandiu-se rapidamente, tendo o Brasil alcançado o quarto lugar na produção mundial. No estado do Rio de Janeiro, com a expansão dos plantios de tangerina das regiões Litorânea e Metropolitana para a região Serrana na década de 2000, devido à boa adaptação da espécie ao clima, notou-se o interesse do produtor rural do município de São José do Vale do Rio Preto (RJ) no cultivo dessa frutífera nas áreas declivosas locais. Com o aumento da área de plantio cresceu a demanda por informações relativas ao manejo adequado às condições edafoclimáticas locais, principalmente considerando que o município pertence à área do cinturão verde do estado, com giro de capital alto e influência das grandes revendas de agrotóxicos. Na falta de opções de resolução de problemas fitossanitários ou nutricionais, esses produtores terminam por serem cooptados pela indústria do agroquímico. Para reverter essa tendência, faz-se necessária a adoção de projeto específico de base agroecológica para a cultura da tangerina Poncã no município, ambientalmente sustentável e economicamente viável, que garanta a produção, reduza o gasto energético com o uso de insumos externos e contenha o uso de insumos sintéticos. Para tanto, o trabalho conjunto com o produtor rural na construção de ferramentas que incluam estratégias e uso de indicadores para a tomada de decisões no que concerne ao manejo da cultura podem ser utilizadas em consonância com a conservação do ecossistema, lançando mão de práticas agroecológicas que resultem no maior equilíbrio dos sistemas de produção em que a tangerina Poncã está inserida. A proposta de dissertação é iniciar com o mapeamento das áreas plantadas e a sistematização das informações para a construção de material informativo, demanda considerada imperativa na medida em que não se dispõe de literatura dessa natureza específica para o município. Em seguida, a pesquisa das demandas do produtor de forma participativa e a construção de instrumento didático de apoio à disseminação de estratégias agroecológicas para o cultivo de tangerina Poncã no município de São José do Vale do Rio Preto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 785.371.857-87 - JOSÉ GUILHERME MARINHO GUERRA - EMBRAPA
Externo ao Programa - 1220296 - MARCOS BACIS CEDDIA
Externo à Instituição - RAUL CASTRO CARRIELLO ROSA - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 16/11/2020 19:44
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1