Banca de DEFESA: SUENY PINHEL MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUENY PINHEL MIRANDA
DATA : 19/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Join Zoom Meeting https://us02web.zoom.us/j/87522822451?pwd=c24rcStKWmZDd2U5bktFemhoY1NjQT09
TÍTULO:

Comercialização Agrícola em Canais de Venda Direta: um estudo dos fatores de competitividade da Feira da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Agroecologia. Circuitos Curtos. Microeconomia.

 


PÁGINAS: 161
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi avaliar fatores de competitividade da comercialização da Feira da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAF Rural), campus Seropédica. Realizou-se uma pesquisa descritiva e análises quantitativas e qualitativas. Foram analisados 1.664 relatórios de comercialização, dos anos de 2017 (fevereiro a dezembro), 2018 (março a dezembro) e 2019 (fevereiro a dezembro). Na primeira etapa, foram estimados os faturamentos brutos por feirante e total mensal e anual.  Na segunda etapa, estimou-se o faturamento por grupo e subgrupo de produtos; o balanço de vendas e a participação de cada grupo e subgrupo no volume total ofertado e comercializado e no faturamento bruto total. Definiu-se a Cesta de produtos considerando a participação no faturamento bruto, a quantidade ofertada, a regularidade de oferta nos três anos analisados e a relevância sócioeconômica para a agricultura familiar no município de Seropédica e do entorno. O calendário de comercialização foi desenvolvido para os produtos da cesta e definiram-se quatro classes de oferta. Índices relativos (agregativos simples e ponderados) foram utilizados para comparar o preço do cada item da Cesta de produtos nos anos de 2018 (p1) e 2019 (p2) tomando por base o ano de 2017 (p0). O faturamento bruto da FAF nos três anos analisados foi influenciado pelo calendário acadêmico e pela sazonalidade que por sua vez, também foi devida as condições biofísicas de produção na Baixada Fluminense – RJ. Essas alterações implicaram na variação de excedente de produção própria, ofertado ao longo do ano e conseqüente mudança no perfil da produção, trazendo como característica a dinâmica de oferta/ demanda que assim como o espaço itinerante da FAF, interferiu também na renda do agricultor feirante e no faturamento total. A partir da FAF Rural, ocorre a geração de valor para os agricultores-feirantes e identifica-se uma organização mínima da cadeia produtiva local de produtos da agricultura familiar de base agroecológica, com articulação dos elos de distribuição e comercialização neste canal de venda direta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2145575 - ANELISE DIAS
Interna - 370.766.397-34 - MARIA FERNANDA DE ALBUQUERQUE COSTA FONSECA - PESAGRO-RIO
Externa à Instituição - ISABEL FERNANDES PINTO VIEGAS
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 13:49
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