Banca de DEFESA: MARIA CLARA ESTODUCTO PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA ESTODUCTO PINTO
DATA : 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/ppx-graj-joj
TÍTULO:

Metodologias Participativas de Educação em Solos na Escola Municipal CEFFA Flores em Nova Friburgo, RJ: a
Pedagogia da Alternância como Estratégia de Sensibilização para a Transição Agroecológica.


PALAVRAS-CHAVES:

Agroecologia. Educação do Campo. Fauna do Solo.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O município de Nova Friburgo (RJ) possui como característica relevo montanhoso,
solos pouco profundos e intemperizados, com clima propício à produção de
hortaliças e flores. As unidades produtivas familiares empregam intensivamente
tecnologias da agricultura industrial, como fertilizantes sintéticos concentrados e
agrotóxicos. Imerso nessa realidade, está presente o Centro Familiar de Formação
por Alternância (CEFFA) Flores, escola que tem como estratégia de ensino-
aprendizagem a Pedagogia da Alternância, adaptada à realidade das famílias rurais.
O público alvo do presente trabalho serão alunos do segundo segmento do Ensino
Fundamental (6° ao 9° ano), em sua maioria filhos de produtores de flores e
hortaliças da região, que recebem formação voltada para a área técnica da
agricultura. Nesse contexto, o estudo se justifica a partir de uma necessária
mudança relacionada ao uso dos recursos naturais em ambientes de montanha,
estabelecida a partir de novas percepções decorrentes da pandemia de COVID-19 e
no contexto pós-tragédia climática e ambiental, ocorrida no ano de 2011 na região
serrana, para que haja a promoção de práticas e processos relacionados à transição
agroecológica envolvendo os estudantes, filhos dos produtores de flores da
comunidade de Vargem Alta. A pesquisa assumiu a hipótese de que os estudantes
podem gerar discursos para a participação autônoma em unidades experimentais,
desenvolver novas estratégias e sistemas de cultivo baseadas em práticas
sustentáveis e se apropriarem da importância de conhecer e preservar o solo e seus
organismos. Foram utilizadas metodologias participativas relacionadas à transição
agroecológica e educação em solos com alunos do 7° ano, assim como foram
realizadas atividades de campo, como oficinas relacionadas à sustentabilidade
agrícola para transição agroecológica em suas propriedades, sendo a avaliação

participativa de indicadores de qualidade do solo e armadilhas de fauna do tipo
TSBF e “pitfall”. Como produto técnico, foi feita uma cartilha com os principais
organismos componentes da fauna do solo encontradas nas áreas avaliadas, feita
pelos próprios estudantes, que poderá ser utilizada como aporte no material didático
das escolas do município, como forma de socialização acerca da importância da
biologia do solo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.249.667-** - RENATO LINHARES DE ASSIS - EMBRAPA
Externa ao Programa - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES - UFRRJExterno à Instituição - SANDRO ROBERTO ARAÚJO OITAVEN - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 05/07/2022 14:09
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