Banca de DEFESA: JOÃO GILBERTO PEIXOTO MILANEZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO GILBERTO PEIXOTO MILANEZ
DATA : 03/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Aprendizado de Sistemas Agroflorestais Por Meio de Mentoria On-line: Um Estudo de Caso.


PALAVRAS-CHAVES:

Agrofloresta, Ensino à Distância e Qualidade Ambiental


PÁGINAS: 34
RESUMO:

Com a crescente necessidade humana por alimentos, fibras e combustíveis, a
atividade agrícola que surgiu com o intuito de suprir tal demanda tem desencadeado
inúmeros efeitos negativos ao meio ambiente e sociedade. Os sistemas agroflorestais
(SAF) são capazes de criar agroecossistemas complexos menos dependentes de recursos
externos a eles. Estes partem de princípios e processos desenvolvidos a partir da
observação dos sistemas naturais e podem ser conduzidos de acordo com a necessidade
do produtor inserindo espécies de interesse econômico tornando-os produtivos ao
mesmo tempo em que fornecem input para a melhoria da qualidade ambiental. A
capacitação em SAF em sua maioria ocorre presencialmente, pois requer conhecimentos
práticos aplicados para o bom entendimento acerca de tal ciência. Com a pandemia de
COVID-19 em março de 2020 o ensino a distância (EAD) surgiu como estratégia de
retomada e continuidade de aulas presenciais em diversas áreas e se tornou uma
alternativa para as capacitações em sistemas agroflorestais. A presente dissertação teve
como objetivo avaliar o aprendizado de SAF através de mentoria online. O objeto de
pesquisa foi uma formação denominada Programa de Mentoria em Agrofloresta que
consistiu em um processo de capacitação continuada por seis meses que utiliza
ferramentas de EAD. Para levantar os dados, foi feito a descrição das metodologias
aplicadas e das experiências realizadas dentro do EAD no contexto agroflorestal para
duas turmas do Programa, totalizando quarenta e três participantes, aplicação de
questionário semiestruturado aos alunos, levantamento das características dos
entrevistados e a partir dos obstáculos e desafios identificados foram feitas propostas de
soluções para a Mentoria, bem como foi aferido o aprendizado dos membros. A
Mentoria em SAF por meio do EAD atingiu um objetivo diferente do propósito de uma
formação presencial. Embora os participantes não acreditem que a formação via EAD
tenha o mesmo resultado que uma formação presencial em SAF, a Mentoria foi capaz de
satisfazer as expectativas dos envolvidos e atender às suas necessidades de aprendizado.
As avaliações geral e de aprendizado indicaram um nível de satisfação razoável e uma
percepção de que o Programa trouxe benefícios e contribuiu para o entendimento acerca
dos SAF pelos participantes. A mentoria em SAF via EAD pode ser uma alternativa
viável para aqueles que não têm acesso a uma formação presencial ou que preferem uma
abordagem mais flexível e adaptável às suas necessidades. Portanto, é importante
continuar a explorar e desenvolver novas formas de ensino em SAF, a fim de promover
uma agricultura mais sustentável e consciente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE DE AZEVEDO OLIVAL - UNEMAT
Presidente - ***.675.197-** - EDUARDO FRANCIA CARNEIRO CAMPELLO - EMBRAPA
Externo ao Programa - ***.427.058-** - LUIZ FERNANDO DUARTE DE MORAES - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 10:13
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