Manejo da cultura de alface para controle de fitonematoides e transição agroecológica
Lactuca sativa; Meloidogyne spp; lcalagem; adubação orgânica.
O projeto visa desenvolver e aprimorar práticas agrícolas e métodos de manejo de fitonematoides na produção de alface em uma propriedade em transição agroecológica no município de Rosário da Limeira-MG, visando o aumento da produtividade, a redução do impacto ambiental e equilíbrio do agroecossistema.
Objetivos Específicos
a) Comparar diferentes métodos de manejo de fitonematóides e seu impacto na produção, qualidade e saúde do solo.
b) Investigar e avaliar a influência do manejo da matéria orgânica e da correção de acidez do solo no controle de fitonematoides para a cultura do alface, a partir do uso da cama de frango, biocarvão e da adubação verde com crotalária.
c) Avaliar o uso de compostagem de cama de frango e a compostagem de cama de frango com Biocarvão para o controle de fitonematóides no alface e manutenção da matéria orgânica do solo, além de ser fonte de nutrição.
d) Identificar e estabelecer uma relação entre os fatores bióticos e abióticos que favorecem a ocorrência e danos causados por fitonematoides no agroecossistema, com ênfase em sistemas agrícolas orgânicos.
e) Desenvolver uma cartilha contendo práticas e técnicas de manejo para o controle de fitonematoides, direcionada especificamente a agricultores orgânicos e agroecológicos, visando fornecer informações práticas e aplicáveis.
f) Testar tolerância ou resistência das variedades BRS Leila e BRS Mediterrânea variedades de alface crespas da Agrocinco.