Banca de DEFESA: CLAUDIO MUASSAB SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO MUASSAB SILVA LIMA
DATA : 30/05/2019
HORA: 08:30
LOCAL: CFAAO
TÍTULO:

Diagnóstico e caracterização dos sistemas produtivos bananeiros no município de Espírito Santo do Dourado-MG, visando o fortalecimento de práticas agroecológicas.


PALAVRAS-CHAVES:

Bananicultura. Agrotóxicos. Agricultura familiar. Transição Agroecológica.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

A bananicultura é uma atividade tradicional, geradora de emprego e renda e com presença significativa no contexto da agricultura familiar do município de Espírito Santo do Dourado-MG. A região do Médio Sapucaí, onde está localizado o município, engloba características peculiares, tanto no aspecto geoclimático, quanto de manejo dos bananais cultivados. Esse contexto em que a cultura se insere, propicia a colheita de um produto diferenciado e de valor agregado no mercado. Os sistemas convencionais de cultivo da banana baseiam-se no uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, que a longo prazo, além de ser oneroso para o agricultor também pode trazer sérios problemas de contaminação humana e do meio ambiente, principalmente onde a banana é historicamente cultivada, geralmente em encostas íngremes. A adoção de práticas agroecológicas é uma alternativa viável e acessível, que pode garantir a consolidação da sustentabilidade dos sistemas bananeiros. Neste estudo foi feito um diagnóstico de natureza aplicada, onde foram entrevistados vinte e cinco bananicultores do município de Espírito Santo do Dourado, integrantes de três grupos informais assistidos pela Emater local, para a Certificação Fitossanitária de Origem. Foi levantado o perfil e as características do sistema de produção local, bem como dos atores envolvidos nesse processo, com intuito de gerar informações que pudessem nortear ações da extensão rural, na construção de um modelo local para a transição agroecológica. Observou-se, que o cultivo da banana no município é praticamente orgânico e os agricultores ávidos por tecnologias factíveis, que resultem em eficiência e economicidade no bananal, bem como a melhoraria da renda familiar. Tal constatação sinaliza um potencial promissor para o desenvolvimento e a transição para sistemas bananeiros agroecológicos e /ou orgânicos de produção.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 713.675.197-72 - EDUARDO FRANCIA CARNEIRO CAMPELLO - EMBRAPA
Externo ao Programa - 026.339.867-65 - RAUL CASTRO CARRIELLO ROSA - EMBRAPA
Externo à Instituição - THIAGO DIAS TRINDADE
Notícia cadastrada em: 30/04/2019 09:15
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1