Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE ELIA DE ALMEIDA MAGALHAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE ELIA DE ALMEIDA MAGALHAES
DATA : 31/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Defesa Online
TÍTULO:

Avaliação pericial do uso e conservação de água e análise de financiamento bancário em um sistema agroflorestal horta floresta: um estudo de caso.


PALAVRAS-CHAVES:

Conservação de água; Outorga; Investimento Agrícola e Ambiental, Irrigação


PÁGINAS: 256
RESUMO:

O aumento da área de produção agrícola no Brasil e a concentração da agricultura em cultivos de grãos anuais gera consequências ao ambiente e ao modo de produção rural. As duas maiores são: primeiro, a escassez de água que é gerada com a alta da demanda da área irrigada e segundo, a degradação ambiental, decorrente de supressão da cobertura vegetal nativa e de práticas intensivas de cultivo. Diante desse cenário surge uma corrente de pensamento que busca modos de cultivo de alimentos que sejam eficientes na conservação da água no ambiente e que gerem benefícios ambientais ou o mínimo de impactos negativos possível. Nesse contexto, esta pesquisa busca analisar os parâmetros ambientais que são indicadores da conservação de água em uma área de produção agroflorestal do tipo “horta floresta”. Além disso, busca levantar as possibilidades de financiamento bancário para a  atividade. O trabalho será realizada no Sítio das Mangueiras em Florestal, MG e pretende analisar se o sistema horta floresta pode gerar benefício hídrico ambiental semelhante a áreas florestais. A avaliação do ambiente a partir de medições de umidade do solo, temperatura, umidade relativa do ar, infiltração e retenção de água no solo tornará possível testar se existem indícios de benefícios ambientais pela adoção desse modo de cultivo específico. As análises propostas buscam aprofundar a discussão da afirmativa frequentemente atrelada a lema de cursos de agrofloresta: “água se planta”. A análise das possibilidades de financiamento deste modo de produção objetiva o levantamento das condições e do passo a passo para obtenção de crédito para este tipo de atividade. Como resultados da pesquisa espera-se elaborar um documento específico para a área de horta floresta, que seja indicativo e orientador de como esses sistemas podem ser caracterizados em relação ao uso e conservação de água e um procedimento padrão que oriente sobre como obter financiamento para esse modelo de produção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 713.675.197-72 - EDUARDO FRANCIA CARNEIRO CAMPELLO - EMBRAPA
Externa ao Programa - 2353141 - LEONARDO DUARTE BATISTA DA SILVA
Externo à Instituição - ALEXANDER SILVA DE RESENDE - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 19/08/2021 17:13
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1