A Percepção Gastronômica dos Alimentos Orgânicos e Agroecológicos – um Estudo Exploratório sobre os Perfis de Produção e Consumo
Palavras-chave: gastronomia; agroecologia; ecogastronomia; agricultura orgânica.
BRANCO, Camila da Silva Vaz. A percepção gastronômica dos alimentos orgânicos e agroecológicos – um estudo exploratório sobre os perfis de produção e consumo. 2022. 132p. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
A alimentação na contemporaneidade tem sofrido diversas modificações em virtude de uma busca por alimentos e sistemas produtivos que estejam em maior consonância com práticas sustentáveis. Nesse sentido, a agroecologia e a agricultura orgânica são alternativas viáveis à produção alimentar convencional, uma vez que possuem uma dimensão de salvaguardar o meio ambiente e preservar os recursos naturais disponíveis. Considerando essas premissas, buscou-se avaliar a percepção sobre os alimentos de origem orgânica e agroecológica por parte dos atores mais diretamente envolvidos no consumo e na produção desses alimentos: os agricultores, os consumidores de produtos vegetais e os profissionais que atuam com o preparo desses alimentos em cozinhas profissionais (como chefs e cozinheiros). Para esse fim foram aplicados questionários estruturados do tipo survey, através de uma metodologia mista, envolvendo uma abordagem quali-quantitativa objetivando-se averiguar quais critérios determinam a utilização desses ingredientes e qual relação os participantes estabelecem entre a produção agroecológica e orgânica com as questões relacionadas à preservação ambiental. Além disso, buscou-se avaliar se a gastronomia é percebida como uma alternativa possível para impulsionar o consumo desses ingredientes e quais são os fatores que dificultam o acesso a esse tipo de alimento ou de produção.