Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIELLA CAMARGO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIELLA CAMARGO ROCHA
DATA : 03/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: predio do PPGAO - Fazendinha Agroecologica
TÍTULO:

 CULTIVO ORGÂNICO DE TOMATES ESPECIAIS (HEIRLOOMS): MAIS COR ESABOR Á MESA.


PALAVRAS-CHAVES:

Solanum licopersicon, agricultura orgânica, diversidade genética, qualidade dos frutos, aceitação mercado consumidor.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

ROCHA, Mariella Camargo. Tomates especiais mais cor e sabor à mesa. 2026, XXp. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2026.

 

O tomateiro é uma planta herbácea cujos frutos são bagas carnosas, suculentas e que apresentam as mais diversas colorações, formatos e tamanho. Apesar de ser um produto altamente consumido, observam-se inúmeras dificuldades em sua produção, principalmente com relação ao ataque de pragas, doenças e incidência de anomalias fisiológicas, o que torna a cultura do tomate a segunda maior em utilização de agrotóxicos. A agricultura orgânica demostra-se uma prática promissora, para a diminuição do uso de agrotóxicos, bem como a diminuição da contaminação do meio ambiente, sendo necessário, porém, o desenvolvimento de cultivares mais adequadas a este tipo de manejo. Levando em consideração o exposto o presente estudo tem como objetivo estudar as características físico-químicas e morfoagronômicas de tomates especiais (heirlooms), sob manejo orgânico de produção. O ensaio esta sendo realizado em casa de vegetação no período de maio a outubro de 2025. A casa de vegetação esta situada na área experimental do Centro Estadual em Pesquisa Organica (CEPAO) da Empresa de Pesquisa Agropecuário do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO), localizada em Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. As características estudadas serão: 18 descritores morfoagronômicos, produtividade, número de frutos totais, comerciais e não comerciais, espessura da polpa, número de lóculos, diâmetro longitudinal, diâmetro equatorial dos frutos, sólidos solúveis totais-SST (oBrix), pH e teste de preferência dos consumidores. O delineamento experimental utilizado é o de blocos ao acaso com três repetições e cada repetição foi composta por quatro plantas, utilizando o espaçamento de 1,00 por 0,50 metros, totalizando uma área de 240 m2 com 464 plantas. As mudas foram produzidas em bandejas de polipropileno com 128 celulas cada. Quandos as plântulas apresentaram 2 pares de folhas definitivas foram transplantadas para a área experimental. Após o transplante, segui-se o manejo usual da cultura, com capinas a fim de reduzir o crescimento de plantas invasoras. O sistema de produção adotado foi o manejo orgânico e o sistema de irrigação utilizado é o de gotejamento, as regas são realizadas de acordo com a necessidade hídrica da cultura. Espera-se que a coleção apresente grande variabilidade fenotípica quanto aos caracteres morfoagronomicos e que se tornem uma alternativa promissora economicamente para os produtores orgânicos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1080064 - ANTONIO CARLOS DE SOUZA ABBOUD
Interna - ***.981.587-** - MARIA DO CARMO DE ARAÚJO FERNANDES - PESAGRO-RIO
Externo à Instituição - JHONATAN MARINS GOULART - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 03/10/2024 19:11
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1