Produtos orgânicos na Zona Norte do Município do Rio de Janeiro: Comportamento de Consumo e Oportunidades de Mercado
agroecologia, produtos de qualidade específica; comportamento alimentar; consumo alimentar; mercado de produtos orgânicos
Nos grandes centros urbanos brasileiros, observa-se uma crescente preferência por alimentos orgânicos, associada principalmente a preocupações com a saúde e com o meio ambiente. Desafios persistem no que diz respeito à ampliação do consumo em camadas sociais de menor renda. A escassez de dados dificulta a democratização do acesso a esses alimentos. O objetivo do presente estudo será analisar o comportamento do consumo de produtos orgânicos na Zona Norte (ZN) do município do Rio de Janeiro, com vistas a identificar e mapear as oportunidades de mercado de produtos orgânicos. Será realizado estudo observacional do tipo transversal, caracterizado pela coleta de dados com uso de questionários semi-estruturados em seis bairros representativos da diversidade socioeconômica da Zona Norte: Tijuca, Méier, Bonsucesso, Jardim Guanabara, Vila da Penha e Madureira. Será realizada a identificação de três tipos de pontos de venda em cada um dos bairros selecionados: supermercado, feira e hortifrúti e serviço de delivery. Serão aplicados questionários, cada um deles direcionado para um público específico. Para os consumidores finais, o questionário será direcionado para compreender hábitos, preferências e dificuldades para o acesso aos produtos orgânicos; e para os comerciantes, serão coletadas informações sobre conhecimento e percepção em relação aos produtos orgânicos, bem como oportunidades e limitações. A partir da análise de agrupamento, será realizado o mapeamento das oportunidades de mercado para os produtos orgânicos. Com base nesses resultados, espera-se que esse estudo contribua para preencher uma lacuna sobre o comportamento de consumo de orgânicos na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.