AGROECOLOGIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ESTUDO DE
CASO NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA
“ARTUR PAGUNG”, VILA PAVÃO (ES)
interdisciplinaridade; ecologia; ensino básico
A agroecologia é um enfoque (um paradigma, um conjunto de princípios) que se materializa
na prática através de sistemas de produção alternativos que se baseiam em princípios
ecológicos, sociais, econômicos, ambientais e políticos. Neste contexto, a escola pode ser
citada como um excelente local para construção de saberes sobre a sustentabilidade. O
objetivo desta pesquisa é analisar os sentidos e os princípios educativos da agroecologia
experienciada no Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, Vila Pavão
(ES). Para isso, usou-se um estudo de caso, com vistas analisar a práxis educativa do Centro
Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, no período de março a novembro de
2018 com os alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental Série Finais (6º ao 9º
ano), com os professores e funcionários da escola. A coleta de dados foi realizada com a
observação participante, uma vez que a pesquisadora faz parte da equipe de trabalho da
instituição pesquisada. Utilizou-se como auxílio um diário de campo, nos quais foram
registradas as considerações concernentes à pesquisa, observando-se o cotidiano escolar, as
aulas das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes de Agricultura,
Projeto de Educação Ambiental; as ações práticas cotidianas na escola; além das relações de
interpessoais por meio da cooperação. A análise documental foi utilizada para possibilitar o
entendimento do caminho percorrido na construção da realidade atual da instituição
pesquisada, bem como seu posicionamento frente à inserção das questões socioambientais na
mesma. Aliada a observação e análise de documentos, realizou-se entrevistas utilizando
questionários diferentes para estudantes e professores. A Proposta Pedagógica da escola
trabalha com metodologia de tema gerador relacionados a realidade local e adiciona
disciplinas que contemplam o ensino a respeito da importância da preservação ambiental e de
práticas agroecológicas, uma vez que a maior parte de seus alunos é oriunda do meio rural e
sobrevive com a renda obtida dos frutos produzidos nas propriedades de suas famílias. A nova
abordagem de agricultura tem sido desenvolvida, e esta abordagem se configura na ciência da
agroecologia. A categoria agroecologia está ausente do plano de curso das disciplinas, não
obstante vem sendo muito solicitada na dimensão do cotidiano escolar como uma prática
pedagógica que deverá ser aperfeiçoada pelos docentes em sua dimensão analítico-reflexiva.