Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO QUEIROGA BENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO QUEIROGA BENTO
DATA : 30/08/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

Efeito das mudanças climáticas na produção de café orgânico: estudo de caso da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM).

 


PALAVRAS-CHAVES:

Cafeicultura;MudançasClimáticas;Efeitos.


PÁGINAS: 16
RESUMO:

A cafeicultura brasileira possui um grande potencial produtivo, por haver apoio de grandes instituições científicas e de organizações experientes do ramo cafeeiro, possuir clima favorável e agroecossistema excelente para o cultivo e bons sistemas de distribuição. No entanto, a extração contínua de vários setores da economia sem reposição dos recursos naturais, desde a Revolução Industrial e incentivada pela Revolução Verde, pós Segunda Guerra Mundial, faz um alerta referente à produção de café no Brasil, já que o país é o maior produtor do grão no mundo. A exploração desenfreada do ecossistema, nos leva a considerar as mudanças climáticas como um dos principais desafios atuais da agricultura, pois, elas são consequências do desequilíbrio entre exploração humana e disponibilidade dos recursos naturais. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo será analisar de forma comparativa as áreas de produção de café orgânico e convencional, levando em consideração os aspectos no desenvolvimento do cafeeiro e formas de mitigação do impacto das mudanças climáticas nesse sistema de produção. Para o desenvolvimento deste trabalho, é feita a revisão de literatura acerca das mudanças climáticas e seus efeitos na agricultura e principalmente na produção de café no Brasil, contextualizando as influências da Revolução Industrial e Revolução Verde no clima global. O trabalho irá trazer formas e métodos para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nos locais de produção de café orgânico e convencional na região sul de Minas Gerais, viabilizando sua aplicabilidade em qualquer área produtiva. A proposta metodológica será analisar em delineamento de blocos casualizados, as lavouras orgânicas certificadas e convencionais com certificação de comércio justo (Fairtrade) na região de abrangência da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo - Ltda. (COOPFAM), realizando um levantamento da vulnerabilidade produtiva dessas áreas frente às mudanças climáticas.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2186690 - JOAO SEBASTIAO DE PAULA ARAUJO
Externo ao Programa - 2870981 - ALEXANDRE PORTO SALMI
Externo à Instituição - José Maria Guzman - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 19/08/2021 18:11
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1