Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE AMELIA NOVAES LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEISE AMELIA NOVAES LEITE
DATA : 15/01/2021
LOCAL: web conferência

DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: MANUTENÇÃO DA IMAGEM DE DESIGUALDADE SOCIAL

Doenças negligenciadas. Políticas públicas. Saúde.

Esta dissertação nos leva a refletir sobre uma realidade frente às questões sociais apresentadas com uma temática totalmente relevante que são as Doenças Negligenciadas, infelizmente mantendo o quadro de desigualdade social. Levando em consideração o baixo investimento do governo em políticas públicas e o desinteresse das indústrias farmacêuticas privadas por não haver retorno financeiro. Portanto, esta pesquisa se justifica, uma vez que visa enfatizar que a saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como um objetivo para viver. Saúde é um conceito positivo, que deve evidenciar recursos sociais e pessoais, bem como capacidades físicas. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é verificar com a equipe médica da Divisão de Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Escolas Estaduais Seropédicas e Secretaria de Saúde a atualidade do tema Doenças Negligenciadas. Esta pesquisa é de natureza básica, abordagem quantiqualitativa, descritiva, classificada como bibliográfica, estudo de campo e documental. Vai ocorrer em três instituições do município de Seropédica. O conhecimento será obtido por meio de pesquisas visando a opinião dos profissionais das instituições citadas acima e suas capacidades laborais sobre o assunto. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise de documentos oficiais. Ao final deste trabalho, espera-se despertar o interesse dos governantes para que tomem conhecimento de um tema tão importante como a saúde pública.

Presidente - 6385676 - GABRIEL DE ARAUJO SANTOS
Interna - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO