O IMPACTO NA MOBILIDADE DA REGIÃO DA AP-5 DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE CASO EM EMPREENDIMENTOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA
AP-5, Habitação, Minha Casa Minha Vida, Mobilidade, Transporte
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da implantação do programa habitacional Minha Casa Minha Vida no município do Rio de Janeiro, com recorte na região mais ao sul da Zona Oeste da Cidade denominada Área de Planejamento 5, considerando os aspectos dos impactos nos sistemas de transporte público e na mobilidade da população. O programa foi lançado pelo governo federal em 2009, visando atender a demanda habitacional existente no país, sendo que no município do Rio de Janeiro as unidades foram implantadas em sua grande maioria nessa região, muitas vezes em locais com pouca ou nenhuma infraestrutura urbana. Isso provocou um movimento migratório dentro do município e o consequente acréscimo populacional nesta região, trazendo junto a necessidade dessa população acessar os serviços públicos, o comércio em geral e principalmente a busca pelo emprego e renda, em uma região carente de recursos. Apesar de algumas ações governamentais, como a implantação do sistema de transportes BRT, não se observou o redimensionamento adequado da rede de transportes públicos em seus diversos modais existentes, ocasionando o aumento do volume de tráfego de veículos particulares nas ruas. Esse cenário justifica o estudo destes importantes impactos na mobilidade da população, que refletem diretamente na qualidade de vida dos moradores desta região.