Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS HENRIQUE BRANDÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINÍCIUS HENRIQUE BRANDÃO
DATA : 13/07/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGDT

CIDADANIA DELIBERATIVA NO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PELOS JOVENS AGRICULTORES NA BAÍA DA ILHA GRANDE - RJ

Participação, Colegiado, Agricultor familiar, Democracia, Baía da Ilha Grande

Este projeto tem como proposta de pesquisa identificar como se dão os processos de informação dentro da democracia participativa, a saber, desde o momento pelo o qual a informação é gerada, a maneira pela qual a mesma é elaborada e os canais aos quais utiliza-se para a promoção da mesma. Observando-se desta forma, se a informação é traduzida pelos seus receptores, os jovens atuantes no Colegiado da Baía da Ilha Grande, e, então, alcançando o objetivo principal que é gerar ações e através destas ações, o desenvolvimento para localidade. Junto ao direito do indivíduo de acessar informações públicas, ergue-se o dever de os atores públicos divulgarem informações e serem transparentes. Assim, o cumprimento desse dever contribui para aumentar a eficiência do poder público, e em contrapartida, ampliando o sentimento de pertencimento e o senso de democracia dos cidadãos. Observando tais fatores, o presente trabalho demonstra sua real relevância ao abordar levantamentos e abordagens acerca da importância de um amplo canal de informação entre o poder público e o cidadão, afim de que este canal seja eficaz e eficiente alcançando a todas as camadas da sociedade com linguagem e meios de comunicação acessíveis a todos os interessados. Desta forma ansiando a busca por melhorias e ampliação na forma de acesso a tais informações, para que desta maneira haja uma aproximação entre os agricultores e aos jovens agricultores do poder público, bem como os aproximar dos espaços públicos de trabalhos deliberativos, simplificando e ampliando ações deliberativas, afim de que seja o mais abrangente possível.

Externo à Instituição - CARLOS FREDERICO BOM KRAEMER - UFF
Presidente - 1802640 - LAMOUNIER ERTHAL VILLELA