Banca de DEFESA: PATRICIA CIPRIANO BARCELLOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA CIPRIANO BARCELLOS DA SILVA
DATA : 31/07/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Web-conferência:https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcio-silva-borges
TÍTULO:

A UNIVERSIDADE E A CIDADE POR MEIO DE UM ESTUDO SOBRE ÁREA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RJ: O CASO DO PROJETO ENEM.


PALAVRAS-CHAVES:

Extensão Universitária; UFRRJ; Seropédica; Projeto Enem


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A universidade pública exerce um papel fundamental para construção de uma sociedade mais justa e plural, a área de extensão universitária possui vital importância na construção de um ambiente de trocas e compartilhamento de ideias que atinjam os diversos setores da sociedade. Assim, a presente pesquisa apresenta a extensão nas universidades públicas e tem como objetivo de investigação os projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no município de Seropédica e como esses projetos interagem com a população da região. Especificamente apresenta-se o projeto de extensão preparatório para o Enem e seus principais resultados favoráveis e desfavoráveis e são indicadas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da área de extensão da UFRRJ, evidenciando sua contribuição na sociedade. Foi realizado um levantamento histórico sobre a extensão no país, como também sobre os projetos desenvolvidos na UFRRJ. Definiu-se como recorte temporal o período de 2008 - 2018 para análise dos registros de extensão da universidade. Metodologicamente a pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, utiliza como técnica de análise bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade do comprometimento da área de extensão da universidade em melhorar seus processos internos, para que as atividades desenvolvidas atinjam a comunidade em seu entorno. Nessa direção a presente dissertação pretende ampliar a discussão sobre o debate da importância de levar todo o potencial que a universidade possui, para a comunidade local onde ela está inserida por meio da elaboração de projetos de extensão que possam contribuir significativamente para a sociedade que a cerca.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1178154 - ADRIANA SOARES DE SCHUELER
Externo à Instituição - CID ALLEDI FILHO - UFF
Presidente - 2692836 - MARCIO SILVA BORGES
Notícia cadastrada em: 27/07/2020 11:38
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1