Banca de DEFESA: DANIEL DELFINO SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL DELFINO SOUZA
DATA : 28/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões - PPGDT
TÍTULO:

“PEREGRINOS DA ORDEM DO DESENVOLVIMENTO”: A TRAJETÓRIA DOS GESTORES PÚBLICOS CELSO MONTEIRO FURTADO, ALBERTO GUERREIRO RAMOS, RÔMULO BARRETO DE ALMEIDA, JESUS SOARES PEREIRA E CLEANTO DE PAIVA LEITE NA FORMAÇÃO DO ESTADO REPUBLICANO (1930-1964)



PALAVRAS-CHAVES:

Peregrinos, Assessoria Econômica, Getúlio Vargas, DASP, Trajetória


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A partir de 1930 o Brasil passou por um período de grandes transformações estruturais que possibilitaram a reestruturação da administração pública do país e a expectativa de formação de uma elite técnica originada pela criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) que cuidou de formar Recursos Humanos capazes de elaborar e conduzir projetos para o desenvolvimento do país. A realização dessa expectativa veio à tona no Segundo Governo Vargas, materializadas na Assessoria Econômica e em outros órgãos técnicos. Tendo em mente a importância do estudo de personagens que possuem um papel decisivo ao idealizarem diversos projetos e transformações da estrutura econômica brasileira, o presente projeto de pesquisa se propõe a abordar um estudo com o foco em recuperar a memória de gestores públicos e analisar a elite técnica do Estado, no período 1930-1964. Pretende-se resgatar e compreender a formação e a trajetória desses ilustres Peregrinos enquanto gestores públicos na construção do estado republicano brasileiro moderno. Os cinco gestores escolhidos – Celso Monteiro Furtado, Alberto Guerreiro Ramos, Rômulo Barreto De Almeida, Jesus Soares Pereira E Cleantho De Paiva Leite – são nordestinos, de origem humilde, migraram ainda jovens para a capital à época, Rio de Janeiro, e exerceram a atividade de economista mesmo possuindo formações diversas.  Para alcançar os objetivos, a metodologia a ser utilizada será o levantamento de dados, análise de referencial bibliográfico, entrevistas e material histórico e a aplicação da prosopografia. Busca-se com esse trabalho responder quais as experiências mais importantes para a reflexão das políticas federais de desenvolvimento do Brasil em seu período desenvolvimentista na visão desses grandes pensadores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2481186 - ADRIANNO OLIVEIRA RODRIGUES
Presidente - 401.210.037-87 - CEZAR AUGUSTO MIRANDA GUEDES - UFRRJ
Externo ao Programa - 2379220 - PABLO BIELSCHOWSKY
Externo à Instituição - SERGIO EDUARDO DE PINHO VELHO WANDERLEY
Notícia cadastrada em: 24/06/2019 11:39
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1