Banca de DEFESA: BRUNA SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA SANTOS SILVA
DATA : 07/07/2020
LOCAL: plataforma online

Manejo alternativo da ferrugem branca (Puccinia horiana), produção e pós-colheita do crisântemo (Dendranthema grandiflora tzvelev) de corte.

Puccinia horiana, produtos naturais, controle de doença

O crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev) é um produto de ampla comercialização em todo o Brasil e a diversidade de tipos e cores, a resistência ao transporte e sua fácil adaptação a diferentes regiões o torna um dos principais produtos comercializados nos diversos mercados. Porém, a ferrugem branca (Puccinia horiana), uma das mais importantes doenças foliares da cultura, têm trazido grandes danos econômicos para os produtores. O aumento dos níveis de agrotóxicos, o alto custo do controle químico, o surgimento de populações de fitopatógenos resistentes e os riscos de contaminação têm levado o homem à necessidade de obter produtos alternativos para o controle das doenças. Portanto, o objetivo desse estudo foi avaliar, em condições de estufa, o efeito de óleos vegetais e extrato de própolis no controle da ferrugem branca do crisântemo, bem como sua produção e na qualidade pós-colheita. Foram avaliadas a incidência da doença ao longo do tempo e a severidade no final do ciclo da cultura. Foram testados os óleos essenciais de capim-limão, citronela, o extrato de própolis e um fungicida. Os experimentos foram realizados no Sítio do Sossego, localizado em Nova Friburgo - RJ, e no Campo Experimental da Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica - RJ. As avaliações do material vegetal foram feitas no laboratório FITOLAB, localizado no Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ. Foram avaliados: altura das plantas, número de nós, número de plantas doentes por parcela, número de folhas doentes/planta, número de pústulas por folha do terço médio, a partir do aparecimento da primeira pústula até o final do ciclo a cada 10 dias; diâmetro do caule, peso da haste, número de inflorescências, número de botões e diâmetro da maior flor no final do ciclo. Para o ensaio pós-colheita as hastes florais de crisântemos das variedades Zembla e Sheena cultivadas na região Serrana do estado do Rio de Janeiro foram submetidas aos seguintes tratamentos: o produto comercial Flower®, indicado como conservante de flores de corte, óleo essencial de capim limão, óleo essencial de citronela, extrato de própolis, sacarose 10%, solução de pulsing (sacarose 10%) e água destilada (testemunha). Foram realizadas as seguintes avaliações em dias intercalados: massa fresca, peso das soluções, pH. Para a avaliação foi adaptada uma escala de notas atribuídas ao longo de experimento para os parâmetros turgescência de folhas e inflorescências e cor das inflorescências. Todos os tratamentos alternativos apresentaram potencial de controle da incidência de folhas doentes, número de pústulas e severidade da ferrugem branca, além de influenciarem na produção de hastes florais. A produção do crisântemo de corte da variedade White Reagan apresentou padrão de qualidade comercial para as condições do município de Seropédica – RJ no período do outono/inverno. A longevidade das inflorescências foi positivamente influenciada pelos óleos essenciais, a sacarose e o Flower® para ambas as variedades de crisântemos, sendo que este último evidenciou melhor desempenho.

Presidente - 2186690 - JOAO SEBASTIAO DE PAULA ARAUJO
Externo ao Programa - 385682 - RICARDO MOTTA MIRANDA