Banca de DEFESA: JÉSSICA DE PAULA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA DE PAULA FERREIRA
DATA : 25/01/2021
LOCAL: plataforma virtual Google Meet

Seleção de interações benéficas entre bactérias promotoras de crescimento vegetal e genótipos de Brachiaria em condições de déficit hídrico

pastagens, estresse hídrico, bactérias promotoras de crescimento vegetal

Estresses abióticos como a seca representam condições ambientais adversas as quais danificam significativamente o crescimento vegetal e a produtividade agrícola. Nesse estudo foram selecionadas interações benéficas entre bactérias com atividade de ACC deaminase e genótipos de Brachiaria cultivados em condições de seca. Para tal, os isolados bacterianos foram avaliados qualitativa e quantitativamente quanto à atividade de ACC deaminase, além de serem também avaliados quanto a presença do gene acdS em seu genoma. Foi verificado que 10 isolados apresentaram atividade de ACC deaminase e possuíam o gene acdS em seu genoma. Os treze isolados com melhor desempenho na atividade de ACC deaminase foram utilizados em conjunto com Herbaspirillum frisingense GSF30T (BR11790), Gluconacetobacter diazotrophicus PAL5T e a estirpe Sp245 de Azospirillum baldaniorum no experimento em casa de vegetação. O ensaio foi composto por três genótipos de Brachiaria brizantha (Marandu, Paiaguás e Xaraés) os quais foram submetidos ou não ao déficit hídrico. O conteúdo relativo de água (CRA) e a massa fresca e seca das plantas foram avaliados aos 10 dias após o estresse hidrico. O genótipo Marandu inoculado com G. diazotrophicus estirpe PAL5Tapresentou valores de CRA superiores aos observados para os demais tratamentos. No caso do genótipo Paiaguás, a bactéria NRB039 (N. amazonense) promoveu um maior valor de CRA. Já para o genótipo Xaraés, o maior valor de CRA foi observado em plantas inoculadas com a estirpe NRB058 (Pseudomonas cremoricolorata). Em relação ao acumulo de biomassa da parte aérea do genótipo Marandu após 10 dias de estresse, observamos que a estirpe NRB223 (Azospirillum melinis) promoveu maior acumulo da massa fresca enquanto que a estirpe NRB142 (Paraburkholderia silvatlantica) foi responsável pelo incremento de biomassa seca. Em contrapartida, as estirpes NRB096 (Bacillus safensis) e NRB124 (P. silvatlantica) favoreceram o maior acumulo de ambas as biomassas (fresca e seca) para os genótipos Paiaguás e Xaraés. Aos 30 dias de estresse, a bactéria NRB096 (B. safensis), promoveu o maior acúmulo de massa seca no genótipo Marandu enquanto que no genótipo Xaraés, a bactéria NRB086 (Azospirillum lipoferum) foi a que promoveu o maior acúmulo de biomassa. Já em Paiaguás, as plantas inoculadas com as bactérias G. diazotrophicus PAL5T e A. baldaniorum Sp245 foram as que tiveram melhor desempenho. O acumulo de biomassa de raízes do genótipo Marandu foi aumentado com a inoculação das estirpes NRB087 (Azospirillum oryzae) e NRB032 (Stenotrophomonas maltophilia) as quais promoveram maiores valores de massa fresca e seca, respectivamente. No caso do genótipo Paiaguás, os maiores acumulos de biomassa fresca foram obtidos em plantas inoculadas com as estirpes NRB053 (Nitrospirillum amazonense) ou com BR11790 (H. frisingense GSF30T) enquanto que a estirpe NRB123 (N. amazonense) promoveu o maior acumulo de massa seca. O maior incremento de massa fresca de raiz do genótipo Xaraés foi observado nas plantas inoculadas com a estirpe NRB223 (A. melinis) enquanto que a estirpe NRB124 (P. silvatlantica) promoveu o aumento da massa seca. Em adição foi realizado um experimento in vitro com o genótipo Paiaguás submetido ao estresse hídrico mediado por polietilenoglicol 8000 (PEG8000). As estirpes NRB096 (B. safensis) e NRB138 (G. diazotrophicus) promoveram o maior desenvolvimento de parte aérea e das raízes na presença de 10% de PEG8000 enquanto que as bactérias NRB096 (B. safensis), NRB142 (P. silvatlantica) e BR11790 (H. frisingense GSF30T) aumentaram o desenvolvimento das raízes em 20% de PEG8000. Um segundo experimento in vitro foi realizado com o genótipo B. ruziziensis submetidos ao estresse hídrico mediado por PEG8000. Os resultados mostraram que as estirpes NRB142 (P. silvatlantica), NRB223 (A. melinis) e BR11790 (H. frisingense GSF30T) promoveram o melhor desenvolvimento vegetal frente ao déficit hídrico mediado por PEG. As estirpes NRB142 (P. silvatlantica) e NRB223 (A. melinis) que haviam apresentado maior potencial para proteção contra o déficit hídrico nos estudos in vitro foram avaliadas em um novo experimento em casa de vegetação com os genótipos B. brizantha cv. Paiaguás e B. ruziziensis cultivadas em vasos com solo. As plantas foram avaliadas após exposição ao déficit hídrico por um período de 15 e 30 dias e também após a reidratação de 7 dias. As análises mostraram um efeito positivo da inoculação das bactérias com atividade de ACC deaminase no acúmulo de biomassa, condutância estomática e índice de clorofila. Numa análise global, foi observado um efeito diferenciado das estirpes para as diferentes variáveis avaliadas sem a predominância de uma determinada estirpe inoculada e do genótipo avaliado. Mesmo assim, os resultados indicam que o desenvolvimento de inoculantes com essas estirpes pode ser uma alternativa na mitigação dos efeitos negativos do déficit hídrico, visto que promoveram aumentos superiores às plantas inoculadas em relação às plantas não inoculadas. Novos estudos deverão ser realizados para avaliar mais intimamente o efeito protetor das bactérias com atividade de ACC deaminase sobre as plantas de Brachiaria submetidas ao déficit hídrico.

Presidente - 538.864.458-87 - JOSE IVO BALDANI - UFRRJ
Interno - 2181674 - LEONARDO OLIVEIRA MEDICI
Externa ao Programa - 1815763 - IRENE DA SILVA COELHO
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SALVINO GADELHA MENESES - UEPB