CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIELE RODRIGUES BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE RODRIGUES BARBOSA
DATA : 27/02/2019
LOCAL: Sala 39 - Departamento de Solos

Alterações no Solo Provocadas pela Produção Intensiva de Hortaliças na Microbacia Hidrográfica de Barracão dos Mendes – Nova Friburgo, RJ

Metais pesados. Oxyfluorfen. Diversidade microbiana

Este trabalho foi realizado na microbacia hidrográfica de Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo (RJ), em 20 pontos amostrais, para observação de alterações nos parâmetros químicos e biológicos do solo, sendo 10 em área com plantio de oleráceas (P) com aplicação de fertilizantes e herbicida e 10 em áreas com mata de reserva legal (M). As amostras foram coletadas em forma de amostras compostas contendo aproximadamente 30 subamostras. Em áreas com declividade e altitude diversificada dentro da microbacia. As coletas foram realizadas em julho do ano de 2016 e foram avaliadas alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo em cada área. O estudo teve como objetivo avaliar alterações edáficas em função do manejo agrícola de oleráceas, na microbacia hidrográfica de Barracão dos Mentes, em Nova Friburgo (RJ). Os resultados mostram que os teores de metais (Cd, Co, Cr, Cu, Ni, Pb ae Zn ) foram maiores nas áreas com plantio de oleráceas comparadas às áreas com mata. Para o herbicida oxifluorfeno, nas áreas que foi relatada a aplicação, o analito foi detectado, excetuando-se a área com relato de 2 anos sem aplicação e outra sem aplicação situada em área de menor altitude que relatou deriva. Para a diversidade de populações bactérianas no solo, foi observada a divisão em dois grandes grupos em dendograma com 45% similaridade por uso do solo. A variação dos atributos do solo, devido ao manejo, nas propriedades com cultivo de olerícolas refletiu na diversidade microbiana, detecção de herbicida oxifluorfeno e teores de metais potencialmente tóxicos no solo. Baseada na avaliação das observações por médias ponderadas e análise de componentes principais dos resultados citados, conclui-se que uso do solo, assim como o fator do relevo (declividade) alteram as condições do solo avaliadas.

Interno - 1399485 - ANDRES CALDERIN GARCIA
Externo ao Programa - 1412091 - ERICA SOUTO ABREU LIMA
Externo à Instituição - FABIANA SOARES DOS SANTOS - UFF
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DIAS DUARTE - UFRJ