CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JÚLIO CÉSAR RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÚLIO CÉSAR RIBEIRO
DATA : 25/02/2019
LOCAL: Anfiteatro Principal do PPGEA

NUTRIENTES E METAIS PESADOS NO SOLO E EM HORTALIÇAS DE FOLHAS CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO-RJ

Região serrana. Contaminação. Alface. Salsa

RIBEIRO, Júlio César. Nutrientes e metais pesados no solo e em hortaliças de folhas cultivadas no Município de Nova Friburgo-RJ. 135f. Tese (Doutorado em Agronomia, Ciência do Solo). Instituto de Agronomia, Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.

A região serrana do Rio de Janeiro caracteriza-se pela grande produção de hortaliças, sendo a principal região produtora do estado. Contudo, as práticas de manejo inadequadas, e a elevada utilização de fertilizantes minerais e orgânicos, têm aumentado o risco de contaminação do solo e consequentemente das plantas. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar a fertilidade e a contaminação por metais pesados (Cu, Ni, Cd, Pb, Cr, Co e Zn) em solos cultivados com alface (Lactuca sativa L.) e salsa (Petrosolium sativum) no Município de Nova Friburgo-RJ, identificando quais os fatores mais contribuíram para o enriquecimento desses elementos no solo e suas transferências para as plantas, assim como sua qualidade com base nos limites aceitáveis pela ANVISA. O estudo foi realizado em 32 propriedades de produção familiar, sendo 18 produtoras de alface e 14 produtoras de salsa, sob as quais foram coletadas amostras de solo e plantas. O solo foi coletado em duas profundidades (0-20 e 20-40 cm), sendo digerido de acordo com o método 3050B (USEPA, 1996). As plantas coletadas foram separadas em folhas e raízes, sendo digeridas de acordo com o método 3050 (USEPA, 2008). Os metais pesados nos extratos digeridos foram quantificados por Espectrometria de Absorção Atômica, e a qualidade das análises de solo e de plantas avaliadas com amostras certificadas NIST SRM 2709a e 1573a, respectivamente. Nos solos cultivados com alface, os teores de Co, Zn e Cu estão associados às características do material de origem. No entanto, o teor de Pb, Cd e Ni estão associados a uma maior contribuição antropogênica, sendo para Pb via adubação orgânica e para Cd e Ni, via adubação mineral. Em média, o índice de poluição da área de estudo foi classificado com baixa contaminação do solo por metais, exceto para Cr, que apontou empobrecimento e, Cd e Cu, que apresentaram severa contaminação. De um modo geral, áreas com maior teor de matéria orgânica e acidez (menor pH, maior H+Al e maior Al+3) apresentaram maior biodisponibilidade de metais e consequentemente uma maior absorção e extração por hectare pelas plantas de alface. Nessas áreas, 52,58% das plantas de alface apresentaram contaminadas por Pb. Nos solos cultivados com salsa, os teores de Cu, Ni, Co, Pb e Zn estão relacionados ao caráter geoquímico do material de origem, assim como a presença de Zn também está associado a fontes antropogênicas por meio da adubação mineral, e Pb a adubação mineral e orgânica. O índice de poluição para Cd e Cr está relacionado à fonte antropogênica por meio da adubação mineral. Em média o índice de poluição da área de estudo apresentou empobrecimento para Cr, baixa contaminação para Ni, Pb, Zn e Co, e severamente contaminado para Cd e Cu. De uma forma geral, ocorreu maior biodisponibilidade de metais em áreas com maior teor de matéria orgânica e acidez (menor pH, maior H+Al e maior Al+3) do solo, apresentando as plantas de salsa uma maior absorção e extração de metais. Nessas áreas, 78,33% e 40% das plantas de salsa apresentaram contaminação por Pb e Cd, respectivamente.

Externo à Instituição - DANIEL VIDAL PÉREZ - EMBRAPA
Externo ao Programa - 1412091 - ERICA SOUTO ABREU LIMA