CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCELA JACQUES DE LEMOS NEVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA JACQUES DE LEMOS NEVES
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Sala Marcelo Nunes Camargo, n°24, Departamento de Solos

H+-ATPase, nitrogênio , salinidade, Oryza sativa

JACQUES, Marcela de Lemos Neves. Caracterização fenotípica e metabólica de linhagens mutantes de arroz silenciando isoformas de H+ ATPases responsivas ao suprimento de nitrogênio. 2019. 60f. Tese (Doutorado em Agronomia, Ciência do Solo). Instituto de Agronomia, Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.

Em arroz, há dez isoformas de H+- ATPase, e as isoformas mais expressas são as isoformas OsA2 e OsA7, além de serem induzidas através do fornecimento de NO3- . As PM H+ ATPases, além de terem grande importância na absorção de nutrientes, também desempenha um papel fundamental em diversos processos biológicos em plantas. Estudos feitos com isoformas silenciadas de PM H+- ATPase em arroz, em diferentes doses de nitrogênio foi prejudicial ao crescimento vegetativo e a produção de grãos, por tanto, um dos objetivos deste trabalho foi avaliar o efeito do silenciamento sobre as características fenotípicas, a produção de grãos e o teor de proteína no grão das linhagens de arroz, sob diferentes condições de disponibilidade de nitrato (NO3-). O experimento foi conduzido em casa de vegetação até o final do ciclo da cultura do arroz, utilizando planta não transformada (WT), planta com a isoforma osa2 silenciada e plantas com isoforma osa7 silenciada, que foram submetidas ao tratamento com ressuprimento de NO3- e sem ressuprimento de NO3-. Foi avaliada, a altura das plantas, número de perfilhos, produção de grãos cheios e chochos, índice de colheita, número de panículas. Conforme com os resultados, pode-se supor que o silenciamento das isoformas, afetou o desenvolvimento vegetativo das plantas mutantes osa7 e osa2, indicando que a atividade da PM H+-ATPase pode ter afetado algum processo celular, resultando na redução do crescimento das plantas, além de exercer influencia no enchimento dos grãos. Dentre os estresses que as plantas são submetidas no meio ambiente o estresse salino influência consideravelmente o crescimento e a produtividade das grandes culturas. Diversos estudos demonstraram que tratamentos com a presença de sal nas plantas, ocasionaram a indução da atividade das bombas de prótons da membrana plasmática. Num estudo, relacionado com a adição da NaCl, observaram um aumento nos níveis de transcrição da isoforma OsA2.Também foi observado que a isoforma OsA7, pode estar relacionada com tolerância à salinidade. Por tanto, este trabalho teve também como objetivo avaliar o efeito da salinidade em plantas de arroz com as isoformas osa2 e osa7 silenciadas, na absorção de nitrogênio e aproveitamento do mesmo pela planta. De acordo com os resultados pode-se afirmar que nas linhagens transformadas houve uma redução do crescimento destas plantas, bem como acúmulo de NO3- principalmente nas raízes,em relação aos resultados de N-amino há um acúmulo nas folha. De acordo com os resultados obtidos, mostra que as isoformas de PM H+-ATPases possuem grande importância no estresse salino, uma vez que o silenciamento das isoformas OSA2 e OSA7 afetou o desenvolvimento e a eficiência de absorção do NO3- e condutância estomática.

Externo ao Programa - 2873182 - DIEGO DE MELLO CONDE DE BRITO
Externo ao Programa - 2333129 - FABIOLA DE SAMPAIO RODRIGUES GRAZINOLI GARRIDO
Presidente - 2626406 - LEANDRO AZEVEDO SANTOS
Externo à Instituição - LUIZ MORS CABRAL - UFF