CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS MARQUES BUENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS MARQUES BUENO
DATA : 17/04/2019
LOCAL: Sala 04 - Lab. Hidráulica / Departamento de Solos

Otimização do uso da água na produção de mudas de espécies florestais da Mata Atlântica, utilizando manejo automático da irrigação, substrato com biossólido e diferentes níveis de sombreamento

Restauração florestal, eficiência do uso da água

As espécies florestais Schizolobium parahyba - Guapuruvu, Cytharexyllum myrianthum Chamiáo - Pau Viola e Ceiba speciosa Ravenna – Paineira são nativas da Mata Atlântica e seu plantio é recomendado em projetos de recuperação de áreas degradadas, bem como para arborização e paisagismo. A boa formação das mudas na fase de viveiro contribui para o sucesso do plantio no campo e assim o suprimento hídrico adequado de água é fator determinante no tempo de produção e na qualidade das mudas. O objetivo principal deste estudo é mensurar a necessidade hídrica, na fase de crescimento inicial, de espécies florestais de mata atlântica produzidas sob substrato composto de biossólido e em condições de sombreamento. Os experimentos estão sendo realizados na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, localizada no município de Seropédica, RJ, Brasil. No experimento I as mudas foram plantadas em tubetes de 280 cm3, contendo biossólido obtido de uma estação de tratamento de esgoto. Após germinação e condicionamento à sombra por 15 dias foram selecionados 60 exemplares com altura e diâmetro da base uniformes. O ensaio foi desenvolvido de agosto a novembro de 2018, em um delineamento inteiramente casualizado. O sistema de microirrigação foi abastecido por um reservatório, instalado a 1,70 m acima da base da bancada onde foram instaladas as bandejas de mudas. Os tratamentos foram caracterizados pela aplicação de diferentes volumes de água, utilizando emissores do tipo microtubos spaghetti com 0,8 mm de diâmetro e diferentes comprimentos. Os testes preliminares indicaram coeficiente de uniformidade acima de 95%. O manejo da irrigação foi realizado por meio de um acionador automático, instalado no tratamento correspondente à maior vazão (V4), visando manter a umidade do substrato em equilíbrio com uma tensão de -4 kPa. Os substratos foram avaliados quanto à agregação e presença de raízes vivas, além de medidas de densidade volumétrica, densidade de partículas e porosidade no início e ao final do período experimental. Após 60 dias de experimento, as mudas atingiram padrão de comercialização e o sistema de irrigação foi acionado 72, 43 e52 vezes, respectivamente para Guapuruvu, Pau Viola e Paineira, respectivamente. Os resultados prévios indicam que a aplicação de água pelo acionador proporcionou condições adequadas para o desenvolvimento das espécies estudadas e melhoria nos na agregação do substrato com biossólido para o tratamento correspondente à maior vazão (V4). Parte das mudas provenientes deste experimento foram plantadas no campo e outra parte foram transferidas para vaso, em ambos os casos será feito o acompanhamento dos índices de crescimento e consumo hídrico. O experimento II, em fase de execução, objetiva verificar as interações que ocorrem no crescimento das plantas quando submetidas a substratos e coberturas variáveis. Para tal, serão cultivadas mudas florestais em bancadas experimentais cobertas, superior e lateralmente, por telas agrícolas (exceto tratamento testemunha - pleno sol) de poliolefinas pretas (Sombrite) com 35, 50 e 80% de atenuação, consistindo em quatro tratamentos. O delineamento experimental será em blocos casualizados. A metodologia de produção das mudas e as variáveis mensuras serão as mesmas apresentadas para o experimento I, acrescido da mensuração das condições microclimáticas em cada tratamento. A irrigação será automatizada e independente para dada tratamento e cada espécie, totalizando 12 sistemas de irrigação.

Presidente - 1224578 - DANIEL FONSECA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2131822 - CONAN AYADE SALVADOR