CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA ROSAS DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA ROSAS DE MENEZES
DATA : 17/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala Marcelo Nunes Camargo Nº 24, Depto de Solos IA/UFRRJ
TÍTULO:

Espodossolos do Pantanal: Diferenças Pedogenéticas e Antagonismos em Relação aos Demais Solos da Classe


PALAVRAS-CHAVES:

podzolização, pedogênese, solos hidromórficos.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

No Brasil, os Espodossolos classificados conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos ocorrem em ambientes muito específicos associados a vegetações de caráter ácido e a sedimentos arenoquartzosos ou a rochas ácidas com alta quantidade de quartzo em sua composição, como exemplos quartzito e arenito. Especificamente no pedoambiente do Pantanal Sul-mato-grossense, os Espodossolos têm atributos que divergem do conceito central da gênese dos Espodossolos, com destaque para: pH alcalino, elevada saturação por bases, ausência de alumínio no complexo sortivo, caráter sódico e solódico. E, o acúmulo de material orgânico nos horizontes B espódicos é muito inferior em comparação àqueles formados nos demais ambientes (Menezes et al., 2018). 

Uma hipótese relacionada ao antagonismo dos Espodossolos do Pantanal em relação aos demais solos da classe é que neste ambiente os horizontes B espódicos tenham a formação relacionada a processo(s) pedogenético(s) específico(s) não descrito(s) na literatura associado à dispersão, translocação e acúmulo da matéria orgânica ou ainda que o pequeno acúmulo de carbono orgânico dos horizontes B espódicos seja devido a dispersão da matéria orgânica dos horizontes sobrejacentes pelo processo de solonização. Ademais, outra possibilidade é que os B espódicos descritos sejam na realidade horizontes superficiais enterrados, tendo em vista que o Pantanal é um ambiente de sedimentação ainda em processo de formação. 

Nesse sentido, essa tese tem como objetivo central elucidar o(s) processo(s) de formação de Espodossolos no bioma do Pantanal. Na qualificação serão apresentados aspectos como a caracterização do ambiente de estudo, discussão sobre as metodologias de caracterização das frações húmicas da matéria orgânica do solo e questões a respeito da divergência dos Espodossolos do Pantanal dos solos formados em clima temperado e as principais diferenças encontradas nos solos em estudo em relação aos caracterizados em outros pedoambientes brasileiros por outros autores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADEMIR FONTANA
Interno - 1399485 - ANDRES CALDERIN GARCIA
Externo à Instituição - JOLIMAR ANTONIO SCHIAVO
Interno - 1060711 - MARCOS GERVASIO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 13/12/2019 10:22
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1