CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NATHALIA DE FRANÇA GUIMARÃES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIA DE FRANÇA GUIMARÃES
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Sala Multimeios da Embrapa Agrobiologia

Isolamento, identificação e promoção de crescimento de bactérias diazotróficas em diferentes genótipos do genêro Saccharum

Complexo Saccharum. Bactérias diazotróficas. Interação planta-bactéria. Isolamento bacteriano. rRNA.

Bactérias descritas como promotoras de crescimento vegetal podem atuar no desenvolvimento de cultivares de cana-de-açúcar através de vários mecanismos, como fixação biológica de nitrogênio, solubilização de nutrientes, síntese de sideróforos e hormônios de crescimento vegetal além de contribuir na resistência de estresses bióticos e abióticos de diferentes plantas. Diante disso, esse estudo teve como objetivo de avaliar a promoção de crescimento de bactérias diazotróficas inoculadas em cultivares pertencentes ao complexo Saccharum, e a partir de amostras radiculares, isolar e caracterizar bactérias destes diferentes genótipos. Diversos  experimentos foram conduzidos em casa de vegetação utilizando os cultivares: um pertencente a espécie Saccharum spontaneum - US72-1319, cinco de Erianthus arundinaceus - IJ76-364, IJ76-358, IJ76-359, IJ76-381 e IJ76-384; dois de Saccharum robustum - IJ76-414 e IM76-228, dois de Saccharum barberi - White Pararia e IN84-58, um Saccharum sinense  - Maneria, três Saccharum officinarum - Branca, Biscuit e Q45830 e um Miscanthus sp. – cultivar Fiji 15; todos oriundos dos banco de germoplasma da Embrapa. Foram desenvolvidos experimentos com delineamento em blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial duplo (2x2) com cinco repetições. Os fatores foram: ausência ou presença de inoculação com cinco estirpes de bactérias diazotróficas: Gluconacetobacter diazotrophicus; Herbaspirillum seropedicae; Herbaspirillum. rubrisubalbicans; Paraburkholderia tropica e Nitrospirillum amazonense; e ausência ou não de tratamento térmico curto (TT) (52 °C por 30 min). Os mini-toletes (uma gema) foram dispostos em caixa contendo substrato estéril para avaliar a brotação, além de parâmetros biométricos de crescimento e análise da arquitetura radicular usando software WinRhizo Pro®. A partir do tecido radicular foram isoladas 88 estirpes bacterianas que formaram 18 agrupamentos usando caracteres morfológicos. Representantes destes grupos foram avaliados para identificação filogenética pelo sequenciamento da 16S além de características fisiológicas de promoção de crescimento. Os resultados de índice de velocidade de brotação e número de brotações mostram que a termoterapia afeta todas as espécies estudadas, com exceção das espécies IJ76-358, IJ76-364, US72-1319, que apresentaram sensibilidade neutra.  Já a inoculação afetou positivamente essas variáveis as espécies IJ76-315, IJ76-414, Biscuit, Branca e IM76-228 quando na ausência do TT e a Bamboo Rose na presença do TT. Dentre as sequências analisadas dois grupos pertencentes aos filos Proteobacteria e Firmicutes foram identificados e distribuídos em 16 gêneros. Os resultados sugerem que as bactérias selecionadas possuem potencial biotecnológico para promover o crescimento das plantas.

Presidente - 631.052.847-53 - VERONICA MASSENA REIS - UFRRJ
Interno - 1104775 - ADELSON PAULO DE ARAUJO
Externo à Instituição - LUC FELICIANUS MARIE ROUWS - EMBRAPA
Externo à Instituição - LUIS HENRIQUE DE BARROS SOARES - EMBRAPA