CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEONARDO DURVAL DUARTE GUIMARAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO DURVAL DUARTE GUIMARAES
DATA : 17/02/2020
LOCAL: Departamento de Solos, sala 24

Pedometria na análise da fertilidade e metais pesados no solo de agroecossistemas de montanha, região serrana-RJ.

Elementos-traço; poluição do solo; contaminação do solo; modelos preditivos.

Esta tese pretende completar algumas lacunas do conhecimento científico na avaliação da contaminação por metais pesados na Região Serrana do Rio de Janeiro do Estado do Rio de Janeiro. A região Serrana caracteriza-se pela grande produção de hortaliças, sendo a principal região produtora do Estado. Objetivo geral do estudo foi analisar e identificar quais fatores estavam influenciando o enriquecimento do solo com metais pesados na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Esse estudo foi realizado em duas etapas, onde a primeira etapa (Capítulos I e II) foi realizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro em área com nenhuma ou baixa atividade antrópica e a segunda etapa (Capítulos III e IV) em área agrícola com intensa atividade antrópica, ambiente de montanha no município de Nova Friburgo - RJ. Onde no Capítulo I, estimou-se a distribuição espacial dos teores naturais dos metais pesados (Al, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn) e analisou-se quais fatores influenciavam a distribuição espacial desses metais. De uma forma geral, os fatores que estão influenciando a distribuição natural dos metais pesados na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro são o relevo local e o material de origem dos solos. No Capítulo II, analisou-se a variabilidade espacial dos teores naturais de fertilidade e identificou-se quais fontes influenciavam a variabilidade espacial da fertilidade. De maneira geral, a variabilidade espacial da fertilidade natural dos solos na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro é influenciada principalmente pelo material de origem do solo e a cobertura do solo. No Capítulo III, estudou-se a distribuição espacial de fertilidade em solos agrícolas e investigou-se quais causas eram responsáveis pelas alterações da variabilidade espacial ocorridas nos atributos químicos e físicos do solo. O cultivo intensivo de hortaliças, há mais de cinco décadas, em agroecossistemas de montanha em Nova Friburgo - RJ, propiciou alterações na variabilidade espacial da fertilidade do solo, alterando os fatores influenciadores da distribuição da fertilidade, que em situações naturais era influenciada pelo material de origem do solo e a cobertura do solo e em situações de uso intensivo passou a ser influenciada pelos fatores relevo local e atividades agrícolas, promovendo enriquecimento de teores de fertilidade. E no Capítulo IV, examinou-se a distribuição espacial de metais pesados (Al, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn) em solos agrícolas e analisou-se quais fatores estão influenciando a distribuição espacial dos metais pesados em estudo. A distribuição dos metais pesados em solos agrícolas de montanha, Nova Friburgo - RJ, está sendo influenciada pelo uso intensivo das atividades agrícolas desenvolvidas, apresentando efeito direto nas concentrações dos metais pesados nos solos, contribuindo para o input de grandes quantidades de metais pesados no solo, alterando assim a dinâmica de distribuição natural dos metais, que antes era influenciada somente pelo relevo e material de origem dos solos e passando a ser influenciada pela associação das atividades agrícolas como relevo local e material de origem do solo.

Interno - 386715 - EDUARDO LIMA
Interno - 387263 - NELSON MOURA BRASIL DO AMARAL SOBRINHO