CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAFAEL CASSADOR MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL CASSADOR MONTEIRO
DATA : 20/02/2020
LOCAL: Sala Marcelo Nunes Camargo, n°24, Departamento de Solos

Efeito da introdução de Arachis pintoi cv. Belomonte em pastos de Brachiaria brizantha cv Marandú na produção leiteira e dinâmica de nitrogênio

FBN, GEEs, Leguminosas forrageiras, pastagem, braquiária

A atual demanda pela diminuição das emissões de GEEs exige estratégias que mantenham produções elevadas, com o mínimo impacto na natureza. A agropecuária é a principal atividade econômica brasileira, contudo, é um dos setores que mais contribui para as emissões de GEEs. Logo, são necessárias estratégias sustentáveis de produção que diminuam o impacto da agropecuária. O objetivo do trabalho foi Avaliar o impacto da introdução da leguminosa forrageira Arachis pintoi em pastagens de Brachiaria brizantha na produtividade de vacas leiteiras e seu impacto na ciclagem no nitrogênio no sistema solo/planta/animal e ganhos e perdas do nitrogênio em formas gasosas. O experimento foi instalado na Estação Experimental do Extremo Sul (ESSUL) da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) em Itabela – BA. O sistema adotado foi o rotacionado com 6 dias de pastejo e 30 de descanso, com três repetições. Ao longo do projeto foram monitorados a produção e qualidade do leite, as emissões de N2O e NH3 do fertilizante e das excretas, a produção urinária e fecal dos animais, bem como o teor de N das excretas, o consumo e ingestão de N e leguminosa foram avaliados, e a reciclagem de N da liteira. Os fluxos de N2O de cada tratamento foi realizado utilizando-se câmaras estáticas fechadas. O primeiro monitoramento foi iniciado em julho de 2018 com a aplicação de ureia e das excretas, e foi encerrado em janeiro de 2019, no mês seguinte, ocorreu uma nova aplicação e foi conduzida até setembro de 2019. A produção de leite variou ao longo do período, devido a sazonalidade climática, que influencia diretamente na quantidade e qualidade de forragem disponível para os animais, a média de produção no período foi de aproximadamente 517 kg leite ha-1 para Bb+Ar, enquanto a produção do Bb+N foi de 480 kg leite ha-1. Na primeira aplicação, as perdas devido a volatilização de NH3+ do fertilizante somaram 1,38 kg N ha-1, que representou 1,87% da ureia aplicada, na segunda aplicação as perdas foram de 2,09 kg N ha-1, 2,49% da ureia aplicada. Na primeira aplicação, as perdas via emissão de N2O representaram 1,69%. Nas excretas, as emissões das fezes foram baixas, no entanto, para urina, ocorreu alta emissão de N2O nos primeiros dias após a aplicação. A taxa de decomposição da liteira foi similar entre os tratamentos e foi afetada com a entrada dos animais nos piquetes, a médias das taxas foram de 0,092 e 0,088 gg-1 dia-1, Bb+Ar e Bb+N, respectivamente. Com a saída dos animais, nos primeiros 6 dias de descanso, as taxas foram 0,100 e 0,104 gg-1 dia-1 Bb+Ar e Bb+N, respectivamente, com o aumento do tempo de descanso a taxa de decomposição foi reduzida para aproximadamente 0,060 gg-1 dia-1 em ambos os tratamentos.

Externo à Instituição - OCTAVIO COSTA DE OLIVEIRA - IBGE
Interno - 1104775 - ADELSON PAULO DE ARAUJO
Externo à Instituição - DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS - EMBRAPA
Interna - 1740899 - ERIKA FLAVIA MACHADO PINHEIRO