CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUIZ ALBERTO DA SILVA RODRIGUES PINTO

DISCENTE : LUIZ ALBERTO DA SILVA RODRIGUES PINTO
DATA : 20/02/2020
LOCAL: Instituto de Agronomia

Matéria Orgânica e Atributos Químicos de Agregados em Áreas de Sistemas Plantio Direto no Cerrado Mineiro

Sistemas conservacionistas, Carbono orgânico, Vias de formação de agregados.

A mensuração do impacto da mudança das formas de uso e manejo da terra ao longo do tempo têm sido avaliada a partir de indicadores de qualidade do solo. Dentre eles, destacam-se a agregação (estabilidade, gênese e/ou vias de formação) e matéria orgânica do solo (MOS) (acúmulo, proteção e/ou origem), salientando sempre a estreita correlação que existe entre ambos. O presente trabalho foi dividido em 2 capítulos com diferentes objetivos, a saber: capitulo I, avaliar os atributos físicos e químicos, as vias de formação e os teores e formas de carbono orgânico em agregados de áreas sob sistema plantio direto (SPD), sistema plantio convencional (SPC) e área de Cerrado (AC); e o capítulo II, avaliar as diferentes frações da MOS em agregados fisiogênicos e biogênicos em áreas de SPD com 6 e 18 anos (SPD6 e SPD18) de instalação sob diferentes coberturas vegetais no Cerrado mineiro, Uberaba. No capítulo I, foram avaliadas três áreas manejadas (sistemas de manejo) e uma área de referência sem ação antrópica, totalizando quatro diferentes áreas amostrais: SPD com 6 anos (SPD6), SPD com18 anos (SPD18), SPC com 20 anos (SPC20) e uma área de Cerrado (AC). Para o capítulo II, avaliaram-se duas áreas manejadas sob SPD com diferentes tempos de implantação e coberturas vegetais e uma área de referência, configurando sete áreas amostrais: SPD6, milheto (SPD6MI); SPD6, braquiária (SPD6BR); SPD6, crotalária (SPD6CR); SPD18, milheto (SPD18MI); SPD18, braquiária (SPD18BR); SPD18, crotalária (SPD18CR); e área de Cerrado (AC). Em cada área amostral foram coletadas cinco pseudorepetições (torrões) nas camadas de 0,00-0,05 e 0,05-0,10 m de profundidade delineamento inteiramente casualizado. Após a coleta as amostras foram secas ao ar e posteriormente submetidos a peneiramento utilizando um conjunto de peneiras de 9,7 e 8,0 mm de malha, sendo selecionados somente os agregados retidos nesse intervalo. Nestes quantificou-se o percentual de cada tipo de agregado a partir da identificação e separação deles em fisiogênicos e biogênicos. Posteriormente foram realizadas as análises de carbono orgânico total (COT), e os fracionamentos da matéria orgânica do solo (MOS):  químico (C-FAF, C-FAH e C-FHUM), físico granulométrico (COP e COAM) e físico densimétrico (CFLL). Entre os sistemas de manejo, primeiro capítulo, conclui-se que os agregados biogênicos contribuíram mais efetivamente na proteção e estabilização da MOS, principalmente das frações mais lábeis (COP e CFLL), reduzindo suas taxas de decomposição e elevando o potencial de sequestro de carbono pelo solo. No segundo capítulo, verifica-se que a agregação biogênica apresentou maior capacidade de proteção, estabilização e acúmulo tanto das frações mais lábeis (COP e CFLL), como das mais estáveis (C-FAH, C-FHUM e COAM) da MOS. Os resultados de MOS entre as vias de formação foram mais influenciados pelo tempo de adoção dos SPDs e suas coberturas vegetais, do que dos diferentes sistemas de manejo do solo.

Presidente - 1060711 - MARCOS GERVASIO PEREIRA
Externa ao Programa - 1412091 - ERICA SOUTO ABREU LIMA
Externo à Instituição - THADEU RODRIGUES DE MELO
Notícia cadastrada em: 07/02/2020 16:09