CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA SILVA MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA SILVA MATOS
DATA : 23/08/2018
LOCAL: Sala 24 - Departamento de Solos

Avaliação da Qualidade do Solo em Sistemas Agroflorestais (SAF´s) em Sapucaia-RJ

Qualidade do Solo. Áreas Degradadas. Sistemas Agroflorestais.

Este estudo aborda a avaliação da qualidade do solo em SAFs implantados em uma área degradada, visando evidenciar a contribuição dos SAFs agroecológicos na melhoria da qualidade e na conservação do solo através de indicadores quantitativos e qualitativos da qualidade do solo. A proposta é avaliar a qualidade química e física do solo, pela determinação dos macronutrientes disponíveis, teor de matéria orgânica (frações oxidáveis, CO e Carbono lábil), textura, densidade e fracionamento em classes de agregados; avaliar a qualidade biológica por meio da Biomassa microniana, atividade enzimática, atividade da fauna edáfica, fungos micorrizicos e glomalina; utilizar a Cromatografia de Pfeiffer como método qualitativo; Relacionar a cromatografia de Pfeiffer com outras análises de solo (Fauna do solo, atividade enzimática, FMAs, glomalina, nutrientes, textura e agregados). A relevância deste estudo está em melhorar a compreensão acerca da avaliação dos recursos do solo sob sistemas conservacionistas.

Externo à Instituição - CRISTIANE FIGUEIRA DA SILVA - UENF
Interno - 2213075 - EVERALDO ZONTA