CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCELA LOPES LÁZARO

DISCENTE : MARCELA LOPES LÁZARO
DATA : 27/08/2018
LOCAL: Sala 13 Departamento de Solos do Instituto de Agronomia da UFRRJ

Predição de carbono, nitrogênio e fósforo do solo por espectroscopia de reflectância Vis-NIR

infravermelho próximo, agricultura orgânica, matéria orgânica.

A espectroscopia de reflectância na região do visível e infravermelho próximo (Vis-NIR) vem sendo utilizada como método para predição de atributos do solo, sejam eles químicos, físicos, biológicos ou mineralógicos, apresentando resultados rápidos, não destrutivos quando comparados com os métodos convencionais rotineiros de análise. Este trabalho foi realizado em um Planossolo Háplico no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA) em Seropédica – RJ, em um módulo experimental de produção orgânica intensiva de hortaliças para predição de carbono (C), nitrogênio (N) e fósforo (P) do solo através da espectroscopia de reflectância. Foram coletadas 294 amostras de solo a 20 cm de profundidade para caracterização química de C, N e P e leitura espectral no espectrorradiômetro Field Spec 4. Os espectros referentes a cada uma das amostras de solo foram gerados, exportados a analisados quantitativamente através de regressão por mínimos quadrados parciais (PLS) e validados para dois conjuntos de dados. Paralelamente, foram testados cinco pré-processamentos para preparar os espectros com a finalidade de melhorar as predições. Para a etapa de validação dos modelos, os valores obtidos para predição de C foram: R² entre 0,69 e 0,75; RMSE e RPIQ variando entre 0,12 a 0,14 e 2,21 a 2,59, respectivamente. Para N, os valores de R² obtidos variaram de 0,62 a 0,77; o RMSE manteve os mesmos valores aproximados em 0,015 e o RPIQ variou de 2,32 e 3,03. Para o P, os valores obtidos variaram de 0,47 a 0,57; 33,40 a 38,47 e 2,06 a 2,54 para R², RMSE e RPIQ, respectivamente. Os resultados sugerem que a espectroscopia de reflectância Vis-NIR é uma técnica promissora para predição de carbono e nitrogênio do solo. Os modelos ajustados com os dados brutos de reflectância e pré-processados por suavização apresentaram melhores predições desses atributos. Por outro lado, o fósforo do solo não apresentou modelos de predição com bom ajuste, para nenhum dos pré-processamentos testados.

Externo ao Programa - 021.549.027-40 - FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO - UFRRJ
Externo à Instituição - GUSTAVO DE MATTOS VASQUES - EMBRAPA
Interno - 1220296 - MARCOS BACIS CEDDIA
Notícia cadastrada em: 21/08/2018 13:22