CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RICARDO DE CASTRO DIAS

DISCENTE : RICARDO DE CASTRO DIAS
DATA : 24/08/2018
LOCAL: Sala Marcelo Nunes Camargo, n°24, Departamento de Solos

Avaliação de Fertilizantes Granulados a Base de Cloreto de Potássio e Ácidos Húmicos no Desenvolvimento Vegetativo da Cultura do Milho (Zea mays L.)

Tecnologias. Eficiência de fertilizantes. Fertilidade do solo.

DIAS, Ricardo de Castro. Avaliação de fertilizantes granulados a base de cloreto de potássio e ácidos húmicos no desenvolvimento vegetativo da cultura do milho (Zeamays L.). 2018. 66f. Dissertação (Mestrado em Agronomia, Ciência do Solo). Instituto de Agronomia, Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.

O cloreto de potássio (KCl) é o fertilizante potássico mais utilizado na agricultura brasileira, contudo, proporciona grandes perdas de potássio no solo através da lixiviação. Além do mais, a aplicação de doses elevadas desse fertilizante na cultura do milho pode ser danosa, principalmente na fase inicial de desenvolvimento, devido ao elevado índice salino desse fertilizante. Os ácidos húmicos (AH) possuem elevada CTC e apresentam potencial para diminuir as perdas de potássio pela lixiviação assim como minimizar os danos causados pelo cloreto de potássio à cultura do milho, principalmente na fase inicial de seu desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo no Capítulo I, avaliar o efeito da aplicação de doses crescentes de cloreto de potássio calculadas com base na área superficial das unidades experimentais e no volume de solo, assim como o efeito do parcelamento da aplicação sobre o desenvolvimento da cultura do milho até o fim da fase vegetativa (VT), visando estabelecer um critério para o cálculo de doses de fertilizantes utilizados em casa de vegetação. O Capitulo II tem por objetivo avaliar o efeito de fertilizantes potássicos a base de cloreto de potássio granulado com ácidos húmicos, e avaliar seu efeito sobre o desenvolvimento e nutrição da cultura do milho, assim como sobre parâmetros da fertilidade do solo, comparativamente ao cloreto de potássio comercial. Para tal, foram conduzidos dois experimentos em casa de vegetação, na área experimental do Departamento de Solos da UFRRJ, utilizando o híbrido de milho AG1051 como planta indicadora. No capitulo I, as doses superiores à 120 kg.ha-1 de K2O, assim como a aplicação total da dose no momento do plantio retardaram a emergência das plântulas de milho. O cálculo da dose considerando o volume de solo proporcionou maior índice de clorofila Falker (ICF), maior acúmulo de K e menor variação do pH em profundidade. O aumento da dose de cloreto de potássio promoveu incremento linear na massa seca e no acúmulo de K do colmo e da parte aérea das plantas de milho. Quando houve o parcelamento da dose, ocorreu maior acúmulo de P e K nas folhas e menor teor de potássio no solo em superfície. No capítulo II, o aumento na concentração de AH nos fertilizantes promoveu aumento quadrático na emergência das plântulas, aumento linear no acúmulo de N pela cultura e diminuição quadrática do teor de Ca trocável na camada de 30-40 cm de profundidade. A aplicação de KCl granulado com AH isolado de vermicomposto proporcionou maior acúmulo de P em relação ao KCl comercial, maior acúmulo de K em relação ao AH isolado de Turfa e valores superiores de Mg trocável e soma de bases trocável na camada de 0 a 10 em comparação aos demais fertilizantes. A aplicação de KCl granulado com AH isolado de vermicomposto implicou nos maiores acúmulos de massa seca e de P nas raízes em comparação ao fertilizante granulado com AH isolado de vermicomposto. A aplicação de KCl comercial promoveu maior índice de clorofila b em comparação ao fertilizante granulado com AH isolado de vermicomposto, assim como promoveu maiores valores de Ca trocável na camada de 30-40 cm em relação aos demais fertilizantes.

Presidente - 2213075 - EVERALDO ZONTA
Interno - 387263 - NELSON MOURA BRASIL DO AMARAL SOBRINHO
Externo à Instituição - PAULO CÉSAR TEIXEIRA - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 22/08/2018 13:47