CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JULIANA SILVA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA SILVA DE SOUZA
DATA : 27/08/2020
LOCAL: VideoConferência

Fatores condicionantes para tomada de decisão em uso e manejo do solo por agricultores familiares no PA Zé Pureza, RJ.

Conservação do solo. Tomada de decisão. Política pública.

S

O objetivo deste estudo de caso foi discriminar os principais fatores que influenciam as escolhas de uso da terra e manejo do solo, moldando a tomada de decisão dos agricultores familiares do projeto de assentamento (PA) Zé Pureza-RJ. Para atingir tal objetivo, foram avaliados os principais parâmetros que configuraram a racionalidade das escolhas de uso da terra e manejo dos solos pelos agricultores familiares, e caracterizado o espaço físico e social no qual estão inseridos. Inicialmente, foram realizadas entrevistas baseadas em roteiros com itens socioeconômicos e os tipos de exploração e manejo da terra adotados, além da caracterização física das unidades de produção. Com base nas respostas das duas primeiras entrevistas com 20 famílias do PA Zé Pureza, foi elaborado outro questionário estruturado sobre uso e manejo do solo. Este questionário foi aplicado em entrevistas com cada família e as respostas objetivas deram suporte a análise multivariada. De posse do histórico de uso e manejo da terra foram selecionadas áreas representativas dos principais tipos de uso para avaliação da qualidade do solo usando alguns atributos (pH, Ca+Mg, K, P, Al, Al+H, N, C, Carbono Orgânico Total - COT, Carbono Orgânico Particulado – COP, Carbono Orgânico associado aos minerais - COam e Matéria Orgânica Leve – MOL). Como resultados foi constatado que a criação do assentamento Zé Pureza ocasionou mudança abrupta na cobertura do solo, de uma área com uso homogêneo de pastagem para um mosaico que inclui lavouras e a pastagem. As escolhas de uso da terra e de práticas agrícolas adotadas pelos agricultores, que configuram este mosaico, não retratam seus conhecimentos e percepções, mas as suas limitações de recursos. A baixa utilização de adubos, de agroquímicos, a época e o local da gradagem, a divisão dos pastos, a falta de registros da produção, não se configuram como escolhas e sim pela condição que lhes é imposta. Inclusive, por vezes, conflitando com a leitura/percepção/conhecimento que esses agricultores fazem do ambiente e das próprias práticas. A configuração atual das escolhas dos agricultores do assentamento Zé Pureza é moldada por questões de ordem estrutural. A baixa escolaridade, ausência de assistência técnica e o limitado recurso financeiro fomentam um ciclo que conduz a condições cada vez menos favoráveis para escolhas assertivas. Uma proposta de alteração do modo de produzir dos agricultores terá maior adesão se ela conduzir a maior estabilidade financeira e a redução do esforço do trabalho exercido. A aplicação de métodos de Análise de Correspondência Múltipla seguidos de Cluster hierárquico corroborou o padrão capturado pela estatística descritiva do conjunto das respostas ao questionário. A ausência de agrupamentos bem distintos e a baixa variância capturada pelos modelos indicam que fatores de ordem estrutural condicionam as escolhas e as percepções dos agricultores. O que sugere que fatores limitantes de ordem estrutural geram comportamento disperso dos agricultores (objetos), por responderem à oportunidades individuais. Um cenário favorável à adoção e manutenção a longo prazo de práticas conservacionistas do solo implica na redução da vulnerabilidade das estratégias de reprodução dos agroecossistemas por meio da ampliação da autonomia destes agroecossistemas.

Presidente - 387335 - LUCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS
Interno - 2213075 - EVERALDO ZONTA