CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KERLY MARTÍNEZ ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KERLY MARTÍNEZ ANDRADE
DATA : 03/12/2020
LOCAL: Defesa via tele conferência

Caracterização e Seleção de Leveduras Promotoras de Crescimento Vegetal

Leveduras, Arroz, feijão

As leveduras são fungos unicelulares que podem ser encontrados naturalmente na rizosfera e na filosfera das plantas. Algumas espécies têm a capacidade de participar em diferentes processos biotecnológicos importantes, tais como: controle biológico de fungos por sua capacidade de produzir toxinas killer, produção de sideróforos e outros compostos conhecidos como promotores de crescimento vegetal. Este trabalho teve como objetivo avaliar a ação de promover o crescimento de plantas por leveduras provenientes de ambientes naturais e coleções de leveduras. Foram isoladas de raízes de plantas de arroz e feijão 14 linhagens de leveduras, as quais foram avaliadas inicialmente com testes de germinação in vitro, experimentos em casa de vegetação e campo.  Os isolados com comportamento de promoção de crescimento foram identificados por taxonomia clássica convencional e através do sequenciamento da região espaçador interno transcrito (ITS) e os domínios D1 / D2 da subunidade grande do gene rRNA. Foram feitos testes de mecanismos de ação de promoção de crescimento como, produção de toxina killer, compostos voláteis, ácido indol-acético (AIA),  Presença da enzima 1 -aminociclopropano-1-carboxilato (ACC) deaminase, solubilização de fosfatos, zinco, alumínio e sideróforos, além de avaliação de antagonismo a patógenos em meios de cultura sólido. Os resultados obtidos na seleção de leveduras promotoras do crescimento indicaram três espécies de leveduras com bons resultados (Torulaspora indica, Candida intermedia e Spatasfora suhi, proporcionaram maior crescimento radicular em 23% e 18% na parte aérea e 25% na biomassa fresca total em comparação ao controle, indicando que estas leveduras realizam mecanismos que proporcionam maior crescimento das plantas. Isto é relevante, considerando que o desenvolvimento adicional no sistema radicular fornece melhores condições para a absorção de nutrientes e outros compostos vegetais para desenvolver o seu ciclo de crescimento. Não foram obtidos resultados positivos para nenhuma levedura nos testes de produção de compostos voláteis e ACC e solubilização de alumínio, sendo que todas as leveduras isoladas das raízes das plantas foram capazes de produzir atividade killer, AIA e solubilizar fosfatos e oxido de zinco o que contribuiria para a promoção do crescimento vegetal.

Presidente - 927.881.579-91 - JERRI ÉDSON ZILLI - EMBRAPA
Interno - 1399485 - ANDRES CALDERIN GARCIA