CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WILK SAMPAIO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILK SAMPAIO DE ALMEIDA
DATA : 20/12/2018
LOCAL: Sala 24 - Departamento de Solos

Índices de Desagregação de Chuva Diária e Relações IDF para o Estado do Rio de Janeiro e Efeito da Duração e da Intensidade da Chuva Simulada na Erosão e na Infiltração de Água no Solo

Erosão em entressulcos, índice de erosividade, perda de solo e água, escoamento superficial

A escassez de informações pluviográficas é o principal fator limitante da caracterização do potencial erosivo de determinada região e da estimativa da chuva crítica de projeto para uso em dimensionamento de obras hidráulicas. Além disso, as práticas inadequadas de manejo do solo intensificam a processo de erosão hídrica. Neste estudo foram estimadas as relações entre precipitações de diferentes durações (coeficientes de desagregação) e as relações intensidade-duração-frequência para diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro. Também foram avaliados o processo de erosão em entressulcos em um Argissolo Vermelho-Amarelo em Seropédica - RJ sob diferentes intensidades e durações de chuva simulada com ausência e presença de cobertura vegetal sobre o solo e a infiltração de água. No estudo de chuvas extremas, as séries máximas anuais estabelecidas variaram de 5 min a 240 min e o período de retorno de 5 a 100 anos. A relação média entre chuvas com distintas durações associadas aos períodos de retorno de 5 a 100 anos varia de 0,40±0,10 a de 1,04±0,02, com maiores valores na mesorregião Sul Fluminense. As relações entre precipitações de diferentes durações obtidas para as localidades do Rio de Janeiro são maiores que aquelas constatadas em outras regiões do Brasil. As relações IDF possuem alta variabilidade entre as localidades estudadas e os maiores coeficientes k, a, b e c foram constatados, respectivamente nas regiões Metropolitana, Baixadas Litorâneas, Baixadas Litorâneas e no Centro FluminenseNo estudo a campo, sob chuva simulada, a produção de sedimentos variou de 1,89±1,26 g m-2 a 4,02±2,66 g m-2, respectivamente para as IPs 52,9 mm h-1 e 44,6 mm h-1. O escoamento superficial variou de 16,9±8,74 mm a 32,63±10,67 mm, respectivamente nas IPs 75,0 mm h-1 e 52,9 mm h-1. Os tipos de chuva não alteraram a produção de sedimentos e a taxa de infiltração estável em solo coberto por palhada de milho, contudo houve diferenças no escoamento superficial. O inverso foi constatado na condição de solo sem cobertura vegetal em superfície.

Presidente - 1224578 - DANIEL FONSECA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2131822 - CONAN AYADE SALVADOR